Busca avançada
Ano de início
Entree

Previsibilidade de sistemas precipitantes na área de abrangência do radar meteorológico de São Paulo

Processo: 06/58516-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Augusto Jose Pereira Filho
Beneficiário:Jose Felipe da Silva Farias
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Precipitação   Bacia do Alto Tietê   Modelos matemáticos   Hidrometeorologia

Resumo

Este projeto objetiva avaliar um modelo de previsão de chuva de curtíssimo prazo de até 3 horas à frente na área de cobertura do radar meteorológico de São Paulo (RSP). O modelo de previsão utiliza um esquema de recuperação do campo de vento 2D a partir das taxas de precipitação estimados com o RSP e um esquema numérico de terceira ordem corrente acima (ENTOCA), desenvolvido e verificado por Pereira Filho at al. (1999). O ENTOCA tem sido utilizado pelo RSP com o vetor deslocamento mantido constante. Os campos de taxas de precipitação do RSP do período de 2002 a 2006 serão utilizados nas previsões e verificações das previsões de curtíssimo prazo. Os eventos serão separados em convecção isolada (Cl), brisa marinha (BM), linhas de instabilidade (LI), bandas dispersas (BD) e frentes frias (FF), conforme metodologia desenvolvida por Pereira Filho e Santos da Silva (2005). Maior ênfase será dada aos sistemas precipitantes que causaram enchentes e deslizamentos na Bacia do Alto Tietê naquele período. Espera-se que este estudo permita uma análise da previsibilidade dos diferentes sistemas e suas respectivas freqüências. Pretende-se também utilizar o modelo de previsão acima aos dados do radar meteorológico banda X móvel Doppler de dupla polarização, que faz parte do sistema de previsão hidrometeorológica para a bacia do Alto Tietê, projeto financiado pela FAPESP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOSÉ FELIPE DA SILVA FARIAS; AUGUSTO JOSÉ PEREIRA FILHO. Previsão de chuva a curtíssimo prazo na área de abrangência do radar meteorológico de São Paulo. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 28, n. 2, p. -, Jun. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.