Busca avançada
Ano de início
Entree

Instituições públicas e adesão democrática no Brasil

Processo: 06/59017-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Rachel Meneguello
Beneficiário:Robert Bonifácio da Silva
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura política   Democracia

Resumo

Inserida no campo de estudos sobre adesão democrática dos brasileiros, a pesquisa almeja mensurar o papel das percepções gerais dos cidadãos sobre a utilização de serviços públicos específicos na definição dos níveis de confiança institucional e na formação de níveis de satisfação e apoio à democracia no Brasil. O que move esta pesquisa é a hipótese de que órgãos governamentais próximos do cotidiano dos indivíduos são capazes de influenciar na formação de opinião e atitudes a respeito de alguns aspectos do sistema democrático. Apesar de aparentemente ser um assunto pouco explorado pela literatura especializada, acredita-se que a investigação do problema elencado é de substancial importância para um maior entendimento das opiniões, relação e atitudes dos cidadãos brasileiros com o regime democrático. O estudo se utilizará de dados da pesquisa "A desconfiança dos cidadãos nas instituições democráticas", financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e elaborada pelo grupo de estudos do Projeto Temático de mesmo nome, do qual sou um dos membros. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Robert Bonifácio da. Desempenho governamental e apoio a democracia no Brasil. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.