Busca avançada
Ano de início
Entree

O estudo da intertextualidade na poesia contemporanea de roberto piva.

Processo: 06/59023-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Antonio Alcir Bernardez Pecora
Beneficiário:Marcelo Antonio Milaré Veronese
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Crítica literária   Teoria literária   Intertextualidade   Literatura comparada

Resumo

Este projeto pretende desenvolver um estudo da poesia de Roberto Piva (1937-), particularmente de sua fase inicial, propondo a análise do intertexto pelas referências literárias presentes em sua obra, e na maneira como funcionam de matriz poética para a constituição de sua própria poesia. O corpus de poemas a serem analisados nesse estudo é: o longo poema intitulado "Ode a Fernando Pessoa"; os pequenos manifestos em prosa-poética conhecidos como "Os que viram a carcaça"; e os livros "Paranóia" e "Piazzas". Destacam-se para o presente estudo, dentro do caráter dialógico da poesia de Piva com a literatura, a citação em seus poemas de autores como Fernando Pessoa, Mário de Andrade, Jorge de Lima, Walt Whitman, bem como poetas da geração Beat norte-americana, além de outros autores referidos na sua obra que mereçam atenção, aqui, na análise de sua poesia. O estudo da intertextualidade literária na poesia de Piva como procedimento particular de composição de seu texto autoral - compreendendo as interpretações através de sua dicção própria - então, proporciona uma melhor e mais ampla visão da obra deste autor relativamente pouco estudado em vista de sua inegável importância na literatura brasileira recente. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VERONESE, Marcelo Antonio Milaré. A intertextualidade na primeira poesia de Roberto Piva. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.