Busca avançada
Ano de início
Entree

Especiação de zinco em amostras de leite

Processo: 06/59537-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Ana Rita de Araujo Nogueira
Beneficiário:Carla Maíra Bossu
Instituição-sede: Pecuária Sudeste. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Zinco   Métodos analíticos de preparação de amostras   Especiação química   Espectrometria de absorção atômica em forno de grafite   Leite

Resumo

Serão realizados estudos voltados ao preparo de amostras e a especiação química dos teores de zinco presentes em amostras de leite. A proposta visa estabelecer as diferentes proporções dos teores de zinco existentes nas amostras, procurando-se avaliar sua biodisponibilidade, com vistas ao estabelecimento das fontes minerais mais adequadas a serem utilizadas na suplementação dos animais. O Zn está envolvido principalmente no metabolismo de ácido nucléico e síntese de proteínas e, conseqüentemente, no processo fundamental de multiplicação celular. Esta proposta visa estudar a concentração e forma química das espécies complexadas com zinco, combinando métodos de separação das proteínas em diferentes tipos de leite, vaca, ovelha e provenientes de amostra vegetal - leite de soja, procurando estabelecer as diferentes proporções dos teores de zinco existentes nas amostras. Serão empregados protocolos pré-estabelecidos para as extrações, sendo avaliadas as melhores condições para separação das espécies em colunas cromatográficas previamente às determinações, que serão realizadas por espectrometria de absorção atômica, com chama ou atomização eletrotérmica em forno de grafite, em função dos teores existentes nas diferentes frações. Depois de estabelecido o procedimento, este será aplicado em estudo envolvendo contagem de células somáticas em rebanhos de afia produção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARLA M. BOSSU; EVELINE A. MENEZES; ANA RITA A. NOGUEIRA. BIOACESSIBILIDADE DE ZINCO, CÁLCIO E FÓSFORO EM EXTRATO DE SOJA E AMOSTRAS DE LEITE BOVINO, CAPRINO E OVINO. Química Nova, v. 43, n. 6, p. 718-722, Jun. 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.