Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do perfil da ação de compostos fenólicos de origem natural sobre processos oxidativos in vitro e ex vivo

Processo: 07/57290-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Olga Maria Mascarenhas de Faria Oliveira
Beneficiário:Vanessa de Frias Barbosa
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Antioxidantes   Produtos naturais   Compostos fenólicos

Resumo

As plantas medicinais desempenham um papel muito importante em saúde pública, principalmente em países em desenvolvimento. Compostos fenólicos oriundos do metabolismo secundário das plantas são considerados bons agentes antioxidantes naturais. O uso de extratos de vegetais no tratamento de patologias é um hábito difundido no Brasil, o que pode ser explicado, ao menos em parte, pelo baixo custo e pela crença de que tais produtos não promovem efeitos tóxicos. O consumo de frutas e vegetais auxilia na prevenção de processos degenerativos diminuindo, por exemplo, a incidência e a taxa de mortalidade por câncer ou doenças cardiovasculares. Diferentes compostos antioxidantes presentes na dieta desempenham importantes funções em retardar o desenvolvimento de doenças crônicas tais como doenças cardiovasculares, câncer, reações inflamatórias e Mal de Alzheimer. A busca por opções terapêuticas para diferentes patologias faz da pesquisa de produtos naturais um campo de importância, e fértil em opções de moléculas com diferentes atividades biológicas, o que proporciona a descoberta de novos fármacos e de plantas que apresentem substâncias que possam agir sobre as diferentes espécies oxidantes geradas em nosso organismo. Dentro desse contexto, é proposta deste trabalho avaliar, em diferentes processos oxidativos (químicos, enzimáticos e celulares - "ex vivo"), o efeito de compostos fenólicos de origem natural e derivados fornecidos pelo laboratório de Química Orgânica-IQ/UNESP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOSA, Vanessa de Frias. Caracterização do perfil da ação do ácido gálico e seus derivados sobre processos oxidativos in vitro e ex vivo. 2010. 82 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Farmaceuticas. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.