Busca avançada
Ano de início
Entree

Variacao sazonal na contribuicao de aranhas bromelicolas para a nutricao das suas plantas hospedeiras: testes com isotopos estaveis de 15n e respostas fisiologicas.

Processo: 07/57300-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Gustavo Quevedo Romero
Beneficiário:Ana Zangirólame Gonçalves
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/13658-5 - Associações entre aranhas e plantas: história natural, interações multitróficas e mutualismos, AP.JP
Assunto(s):Bromeliaceae   Isótopos estáveis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bromeliaceae | Clorofila E Proteina Total | Interacoes Animais Plantas | Isotopo Estavel | Mutualismo Digestivo | Psecas Chapoda

Resumo

Inúmeros organismos vivem associados a família Bromeliaceae, como microorganismos, invertebrados, vertebrados e até mesmo algumas plantas vasculares. Rejeitos derivados desses organismos (e.g., fezes e detritos vegetais) podem contribuir para a nutrição das bromélias. Entretanto, apenas dois estudos recentes demonstraram o fluxo de nitrogênio de organismos para Bromeliaceae. A aranha bromelicola P. chapoda habita apenas B. balansae, A. comosus e A. distichantha em uma grande extensão geográfica. Dependendo da estrutura da roseta e dos tricomas absorventes com diferentes graus de especialização, as bromélias hospedeiras poderiam absorver mais ou menos nitrogênio derivado desta aranha. A quantidade de nutrientes assimilados por estas espécies de bromélias também pode diferir durante diferentes períodos do ano (e.g., seco vs. chuvoso). Adicionalmente, bactérias associadas a rosetas de Bromeliaceae poderiam atuar como mutualistas de segunda ordem nestes sistemas aranhas-plantas, mineralizando nutrientes e facilitando sua absorção pelas bromélias. No presente estudo usaremos métodos isotópicos de 15N e técnicas empregadas em fisiologia vegetal para testar se (1) as aranhas contribuem para a nutrição e crescimento de A. comosus e A. distichantha, além de B. balansae? (2) existe variação sazonal na absorção de nitrogênio proveniente de P. chapoda para as três espécies de bromélias em estudo? (3) as bactérias presentes na roseta de B. balansae facilitam a absorção de nitrogênio proveniente de P. chapoda? (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, ANA ZANGIROLAME; MERCIER, HELENICE; MAZZAFERA, PAULO; ROMERO, GUSTAVO QUEVEDO. Spider-fed bromeliads: seasonal and interspecific variation in plant performance. ANNALS OF BOTANY, v. 107, n. 6, p. 1047-1055, . (04/13658-5, 07/57300-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONÇALVES, Ana Zangirólame. Contribuição de animais para a ecologia nutricional de bromélias: testes com isótopos estáveis de 'ANTPOT.15 N' e respostas fisiológicas. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.