Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da acuidade visual de recém-nascidos pequenos para a idade gestacional pelos métodos do potencial visual evocado de varredura e cartões de acuidade de Teller

Processo: 06/58665-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Marcelo Fernandes da Costa
Beneficiário:Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos França
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicofísica   Recém-nascido   Acuidade visual   Eletrofisiologia   Potenciais evocados visuais

Resumo

O presente estudo avaliará a acuidade visual de resolução de grades em crianças recém-nascidas a termo e pré-termo com idades de 0 a 12 meses de vida apresentando desnutrição pré-natal e nutrição adequada. As medições de acuidade visual serão realizadas utilizando-se a técnica psicofísica do Olhar Preferencial e da técnica eletrofisiológica do Potencial Visual Evocado de Varredura. O Olhar Preferencial consiste na apresentação sucessiva de 17 cartões (Cartões de Teller) em cor cinza com um orifício de observação central e com uma grade de onda quadrada preta e branca localizada em um dos lados dos cartões. O Potencial Visual Evocado de Varredura consiste numa resposta cortical proveniente de estimulação visual, cujo registro ocorre pelo uso de eletrodos posicionados no couro cabeludo sobre o lobo occipital e a resposta é filtrada a partir do EEG. Os dados serão tratados por análises estatísticas detalhadas diversas (descritiva, comparações, correlações) e análises multivariadas (análise de componentes principais e outras), Este estudo contribuirá com informações referentes à acuidade visual de recém-nascidos humanos para o entendimento de sua relação com as condições nutricionais no período pré-natal. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANÇA, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos. Avaliação da acuidade visual de recém-nascidos pequenos para a idade gestacional pelos métodos do potencial visual evocado de varredura e cartões de acuidade de Teller. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.