Busca avançada
Ano de início
Entree

Emblemas do cristal em borges e ramon (sobre historia universal de la infamia e dona juana la loca, superhistoria).

Processo: 06/59675-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Miriam Viviana Garate
Beneficiário:Livia Fernanda de Paula Grotto
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura comparada

Resumo

Este projeto de doutorado propõe a leitura comparada de Historia universal de Ia infâmia e de Dona Juana Ia loca, Superhistoria. Trata-se do primeiro livro de ficções de Jorge Luis Borges, publicado em 1935, e de sete novelas de Ramón Gómez de la Serna, reunidas em 1944. Os escritores se conheceram em Madrid/no período da vanguarda, e colaboraram em revistas comuns. Além disso, foram leitores recíprocos, como confirmam alguns artigos e depoimentos. Mais tarde, mantiveram contato na cidade de Buenos Aires, para onde Gómez de la Serna se mudou, fugindo da guerra civil espanhola, em 1936. O cotejo das obras tem por base a revalorização dos processos lógico-geométrico-metafísicos, descrita por ítalo Calvino em Seis propostas para o próximo milênio. No mesmo livro, o autor unifica e sintetiza a produção de Borges e Gómez de la Serna por meio do cristal, cuja imagem coaduna regularidade espacial, forte senso estético, limpidez e claridade. Procura-se, desse modo, investigar essa aproximação, através do estabelecimento de uma rede de confluências e oposições. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GROTTO, Livia Fernanda de Paula. Palavras e disparates em Borges e Ramón, sobre Historia universal de la infamia e Doña Juana la Loca, Superhistoria. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.