Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da nutrição de larvas de pacu (Piaractus mesopotamicus) no crescimento hipertrófico e hiperplásico das fibras musculares esqueléticas e na expressão gênica dos fatores de regulação miogênica

Processo: 06/59257-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Maria Célia Portella
Beneficiário:Natalia de Jesus Leitão
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores de regulação miogênica   Peixes

Resumo

As larvas de peixes tropicais têm seu crescimento e desenvolvimento afetados pela qualidade e quantidade de dieta que recebem nesta fase. Estratégias alimentares e tipo de alimento inadequados podem prejudicar o crescimento e ocasionar redução da musculatura estriada esquelética nos peixes. O crescimento das fibras musculares em teleósteos ocorre por hipertrofia e/ou hiperplasia a partir das MPCs e esses processos são regulados pelos MRFs, que controlam os mecanismos de crescimento e celularidade muscular, cuja expressão é afetada por fatores abióticos e biótico, como a alimentação. O objetivo desse trabalho é verificar o crescimento hipertrófico e hiperplásico das fibras musculares e avaliar a expressão gênica dos MRFs, MyoD e miogenina, no tecido muscular esquelético de larvas de pacu Piaractus mesopotamicus cultivadas com diferentes dietas e estratégias alimentares. As larvas serão submetidas a seis esquemas alimentares, onde o primeiro grupo receberá náuplios de Artemia e os segundo e terceiro grupos, dois tipos de alimento artificial por todo o período experimental. Nos quarto e quinto grupos, as larvas serão' submetidas a um processo de transição alimentar do alimento vivo para os artificiais. Serão realizadas avaliações de parâmetros zootécnicos (crescimento e sobrevivência), morfológicos e moleculares. Cortes histológicos serão estudados para avaliação do grau de crescimento hipertrófico e hiperplásico das fibras musculares. A avaliação da expressão gênica da MyoD e miogenina será realizada por RT - PCR. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITÃO‚ N.J.; PAI-SILVA‚ M.D.; DE ALMEIDA‚ F.L.A.; PORTELLA‚ M.C. The influence of initial feeding on muscle development and growth in pacu< i> Piaractus mesopotamicus larvae. Aquaculture, v. 315, n. 1, p. 78-85, 2011.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEITÃO, Natalia de Jesus. Influência da alimentação inicial no crescimento muscular e na expressão da MyoD e Miogenina em larvas de pacu. 2009. 55 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.