Busca avançada
Ano de início
Entree

Feminismo no exílio: o círculo de mulheres brasileiras em Paris e o grupo latino-americano de mulheres em Paris

Processo: 06/59595-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Angela Maria Carneiro Araújo
Beneficiário:Maira Luisa Gonçalves de Abreu
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ditadura   Feminismo   Exílio

Resumo

Este trabalho procura reconstruir a trajetória de dois grupos feministas formados por mulheres brasileiras exiladas durante a ditadura militar brasileira, o Círculo de Mulheres Brasileiras em Paris (1976-1979) e o Grupo Latino-Americano de Mulheres em Paris (1971-1976) a partir de sua produção escrita e da memória de suas militantes. Participa também do escopo deste projeto, o estudo do contexto do exílio, das matrizes teóricas dos grupos em questão, do movimento feminista francês e da literatura feminista produzida no período. Estes grupos surgem profundamente influenciados pelo movimento de liberação das mulheres (MLF) francês, despontam como os dois mais importantes grupos feministas de mulheres brasileiras exiladas e estão entre os mais importantes grupos de mulheres latino-americanas exiladas. A presença destes grupos foi determinante para a introdução do debate feminista dentro da comunidade exilada e na crítica à forma como a esquerda tradicionalmente tratava a "questão da mulher". Constituíram também um importante elemento na mudança de postura de homens, mulheres e organizações políticas no exílio. A influência de ambos os grupos comparece, principalmente após a Anistia, como um elemento de modo algum irrelevante na composição da fisionomia teórica e prática de alguns grupos feministas brasileiros. Nesse sentido, este trabalho pretende ser não só uma contribuição à análise do exílio, mas também ao estudo da história do feminismo brasileiro. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ABREU, Maira Luisa Gonçalves de. Feminismo no exílio : o círculo de mulheres brasileiras em Paris e o grupo latino-americano de mulheres em Paris. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.