Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da delecao do gene para conexina 32 sobre aspectos pro e anti-inflamatorios no modelo de desmielinizacao toxica do brometo de etidio.

Processo: 06/58520-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Paulo César Maiorka
Beneficiário:Fernando Yutaka Moniwa Hosomi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/60606-3 - Patologia molecular: avaliação de alterações genômicas proteômicas e glicobiológicas em tecidos pela técnica do tissue array, AP.JP
Assunto(s):Neuropatologia   Técnicas de diagnóstico molecular   Genética animal   Biologia molecular   Neurologia

Resumo

O presente projeto busca realizar uma detalhada análise da expressão de diferentes fatores pró e anti-inflamatórios envolvidos no processo de desmielinização e remielinização do sistema nervoso central de camundongos Knock-Out para os genes da conexina 32 e de camundongos controle C57bl/6n, após inoculação de brometo de etídio na cisterna basal. O método empregado envolverá quantificação por RT-PCR de fatores como TGFb1, TNFa1, metaloproteinases (MMP) III e IX e inibidor tecidual de metaloproteinases (TIMP) 1. Este consagrado modelo de desmielinização possui amplas correlações com a patologia de afecções animais e humanas como a cinomose, a esclerose múltipla e outros distúrbios da senilidade, servindo como base de seus estudos. Com a avaliação quantitativa dos fatores pró e anti-inflamatórios envolvidos, será possível melhor compreender a importância da conexina 32 no processo remielinizante, assim como a importância dos diferentes fatores envolvidos no processo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HOSOMI, Fernando Yutaka Moniwa. Efeitos da deleção do gene para conexina 32 sobre aspectos pró e anti-inflamatórios no modelo de desmielinização tóxica do brometo de etídio. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.