Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da hiperacetilação de histonas na diferenciação in vitro de células tronco embrionárias murinas

Processo: 06/59305-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Joaquim Mansano Garcia
Beneficiário:Clara Slade Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Diferenciação celular   Células-tronco embrionárias

Resumo

O uso de células tronco embrionárias murinas (mESC) para desenvolvimento de pesquisas voltadas à produção de quimeras e diferenciação celular representa um avanço significativo nos estudos em produção animal, além de prestar-se como modelo para futuros trabalhos com aplicação à engenharia de tecidos e medicina regenerativa em seres humanos. O presente trabalho tem por objetivo a produção de animais quimeras com camundongos da linhagem balb C e mESC transfectadas pelo gene do hormônio do crescimento bovino (bGH), além da avaliação do grau de quimerismo dos animais obtidos, capacidade de transmissão para os descendentes, e padronização de protocolo para diferenciação das mESC em células de tecidos ou órgãos específicos. Para tanto, mESC transfectadas pelo bGH serão cultivadas sobre tapete celular de fibroblasto primário fetal murino e injetadas em blastocistos receptores, que serão transferidos ao útero de receptoras pseudo-prenhas e os animais nascidos avaliados quanto ao grau de quimerismo através da detecção do polimorfismo mitocondrial pela técnica de Reação em Cadeia de Polimeras (PCR) do marcador mtDNA das linhagens NZB e C57/BI.6, de genótipo equilibrado 40 XY. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Clara Slade. Efeitos da hiperaceleração de histonas na diferenciação in vitro de células tronco embrionárias murinas. 2009. 107 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.