Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da fototoxicidade da riboflavina: determinação de marcadores moleculares de inflamação, senescência e morte celular

Processo: 06/05842-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Carmen Veríssima Ferreira
Beneficiário:Daisy Machado
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Riboflavina   Transdução de sinais   Fototoxicidade   Hidrogéis

Resumo

A riboflavina (RF) é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo vitamínico B2, componente essencial das coenzimas FMN e FAD. Atualmente outras atividades biológicas da riboflavina têm sido apontadas como promissoras: estudos realizados por nosso grupo demonstraram que a riboflavina, bem como seus fotoprodutos, apresentam potencial ação antitumoral; outro aspecto interessante dessa vitamina é sua atividade como fotossensibilizante. Essa propriedade química da RF como fotossensibilizante a torna interessante candidata para utilização na terapia fotodinãmica. Desta forma, a proposta principal desse estudo se baseia na avaliação da fototoxicidade da riboflavina, bem como na determinação de marcadores moleculares da inflamação, senescência e morte celular, ações deletérias normalmente desencadeadas pela radiação. O modelo experimental proposto será células 3T3 (células padrão para estudos de fototoxicidade). Além disso, pretendemos avaliar a viabilidade do uso de formulações de hidrogéis de copolímeros em bloco contendo RF e/ou seus fotoprodutos. O protocolo de irradiação (tempo de irradiação e intensidade) que será utilizado é o validado pela “European Cosmetic, Toiletry and Perfumery Association”. Os ensaios de fototoxicidade que serão utilizados são: a) viabilidade das células (captação do vermelho neutro, redução do MTT e conteúdo dos ácidos nucléicos); b) inflamação (expressão do NFkB), senescência (atividade e expressão das metaloproteinases e da caveolina) e apoptose (atividade das caspases 8 e 3). O presente projeto tem um caráter inédito na área de fototoxicidade e pode trazer aplicação a longo prazo no que diz respeito a implantação do uso de marcadores moleculares para a prevenção e diagnóstico da ação deletéria da radiação bem como alvos para terapia fotodinâmica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACHADO, Daisy. Avaliação da citotoxicidade e fototoxicidade da riboflavina : determinação de marcadores moleculares de inflamação, senescencia e morte celular. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.