Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito dos coespecíficos e voláteis das plantas Murraya paniculata (l) Jack, Psidium guajava l e Citrus sinensis (l) osbech sobre o comportamento de Diaphorina citri Kuwayama (Hemiptera: Psyllidae)

Processo: 06/05290-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:José Maurício Simões Bento
Beneficiário:Newton Cavalcanti de Noronha Junior
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Controle biológico   Manejo integrado de pragas   Diaphorina citri   Murraya paniculata

Resumo

Os agroecossistemas consistem em complexas relações tróficas entre plantas hospedeiras, herbívoros e seus inimigos naturais. As plantas reconhecem e produzem substâncias voláteis específicas para a atração de parasitóides após o ataque de um herbívoro. Contudo, a capacidade dessas plantas em processar e liberar novos compostos voláteis sob o ataque de um herbívoro sugador, tanto pelo modo de indução, quanto pelo tipo de injúria no local da picada ou por oviposição, ainda permanece inexplorada. Atualmente, a doença conhecida por “greening” é a mais grave dos citros no Brasil, acarretando danos inestimáveis à citricultura, sendo transmitida pelo psilídeo Diaphorina citri Kuwayama (Hemiptera: Psyllidae). Na literatura, a planta conhecida por murta, Murraya paniculata (L.) Jack (Rutaceae), é mencionada freqüentemente como hospedeiro preferencial de D. citri, exercendo grande atração para este inseto. Este projeto pretende investigar os voláteis induzidos em plantas de murta M. paniculata, pelo psilídeo D. citri e o efeito desses voláteis na sua atração e sobre o parasitóide, Tamarixia radiata (Waterston) (Hymenoptera: Eulophidae). A determinação desses mecanismos poderá ser útil na obtenção de novos avanços para o manejo integrado de pragas em citros.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Newton Cavalcanti de Noronha. Efeito dos coespecíficos e voláteis das plantas Murraya paniculata (L.) Jack, Psidium guajava L. e Citrus sinensis (L.) Osbeck sobre o comportamento de Diaphorina citri Kuwayama (Hemiptera:Psyllidae). 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.