Busca avançada
Ano de início
Entree

Calda sulfocálcica e enxofre em pomares de citros: evolução da resistência em Brevipalpus phoenicis (Acari: Tenuipalpidae) e impacto sobre ácaros fitoseídeos (Acari: Phytoseiidae)

Processo: 06/61177-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Celso Omoto
Beneficiário:Nádia Fernanda Bertan Casarin
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ácaros   Ecotoxicologia   Manejo integrado

Resumo

O ácaro Brevipalpus phoenicis (Geijskes) é uma das principais pragas da citricultura brasileira. Seu controle é realizado com o uso de agrotóxicos. O alto custo do controle deste ácaro e o desenvolvimento de novas políticas agrícolas visando à produção integrada e a agricultura sustentável, tem promovido o aumento do uso de produtos alternativos, como a calda sulfocálcica e o enxofre. A intensificação no uso desses produtos, além de interferir sobre inimigos naturais, pode estar promovendo à evolução da resistência de B. phoenicis. Os objetivos deste projeto são de gerar subsídios para um programa de manejo da resistência de B. phoenicis à calda sulfocálcica em pomares com sistema de manejo convencional e orgânico de citros e avaliar o impacto da calda sobre ácaros Phytoseiidae. Par» tanto, serão realizados trabalhos de detecção e caracterização da resistência de B. phoenicis à calda sulfocálcica e ao enxofre. A evolução da resistência de B. phoenicis em campo a estes produtos será avaliado mediante o monitoramento da suscetibilidade de populações coletadas em pomares convencionais e orgânicos de citros. Estudos ecotoxicológicos, baseados em parâmetros demográficos, serão conduzidos para avaliar o custo adaptativo associado à resistência de B. phoenicis à calda sulfocálcica e o impacto sobre os ácaros predadores Iphizeiodes zuluagai (Denmark & Muma), Euseius citrifolius Denmark & Muma e Neoseiulus californicus McGregor. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASARIN, Nádia Fernanda Bertan. Calda sulfocálcica em pomares de citros: evolução da resistência em Brevipalpus phoenicis (Acari: Tenuipalpidae) e impacto sobre Iphiseiodes zuluagai (Acari: Phytoseiidae). 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.