Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do oleato no estresse oxidativo das celulas b durante o processo de insulina: participacao do gpr40 e da nad(p)h oxidase.

Processo: 06/60734-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Angelo Rafael Carpinelli
Beneficiário:Laila Romagueira Bichara dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/60232-6 - Mecanismos moleculares de regulação da função das células B pancreáticas, AP.TEM
Assunto(s):Ilhotas pancreáticas   NADPH oxidase   Estresse oxidativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estresse Oxidativo | Gpr40 | Ilhotas Pancreaticas | Nad(P)H Oxidase | Oleato

Resumo

As ilhotas pancreáticas são responsáveis pela produção e secreção de insulina. Assim como a glicose, os ácidos graxos presentes na circulação são capazes de controlar a secreção de insulina. O receptor de membrana ligado à proteína G (GPR40), que possui grande afinidade pelo ácido oléico e foi identificado em células B. Foi mostrado recentemente pelo nosso laboratório que as células B das ilhotas pancreáticas expressam a enzima NAD(P)H oxidase e as espécies reativas de oxigênio (EROs), por ela produzida, deve ter algum papel no processo secretório de insulina. Na realidade, a inibição da NAD(P)H oxidase reduz, em ilhotas isoladas, a secreção de insulina induzida pela glicose e por ácidos graxos. Os ácidos graxos são capazes de alterar a expressão de algumas proteínas essenciais para a secreção de insulina, interferem ainda na fosforização de várias proteínas, na concentração de Ca2+ intracelular, na produção de EROs e na atividade de enzimas, entre elas a PKC que sabidamente ativa a NAD(P)H oxidase. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo investigar a possível relação entre a ativação do GPR40 pelo oleato, via Gqa, e sua relação com a ativação da PKC e da NADP(H) oxidase durante o processo de secreção de insulina. Para tanto, serão realizadas as seguintes análises em ilhotas pancreáticas isoladas: secreção estática e dinâmica de insulina; produção de superóxido; expressão de Gqa, p47PHOX, GPR40, PLC e PKC: RNAm da insulina, p47PHOX e GPR40. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Laila Romagueira Bichara dos. Participação da NAD(P)H oxidase no direcionamento do metabolismo induzido pelo ácido oléico durante o processo de secreção de insulina.. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.