Busca avançada
Ano de início
Entree

Honor imperii: a legitimidade política e militar no reinado de Frederico I Barbarossa

Processo: 06/60533-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Nachman Falbel
Beneficiário:Vinicius Cesar Dreger de Araujo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sacro Império Romano

Resumo

Este projeto dedica-se à análise das teorias e práticas de legitimação política praticadas no Sacro Império Romano durante os séculos IX e XII, especificamente as posturas adotadas por Frederico I e sua Chancelaria (1152-1190) em busca de uma legitimidade política independente da influência papal apôs a Contenda das Investiduras e demonstrar como conduziu sua fundamentação inspirando-se na conduta de Carlos Magno, no importante papel da liderança militar, na formação de uma sólida teia de relações feudais e no renascente estudo do Direito Romano. Favoreceremos destas o papel da liderança militar, não por arbitrariedade, mas pelo fato de que as heranças legitimarias romana e germânica privilegiavam a importância do papel militar para a liderança política medieval e, em especial da liderança imperial. Os monarcas eram reconhecidos como guardiões da ordem, mas esta acabava por ser exercida pelos grandes senhores e era esperado que estes usassem a força para assegurarem-se de seus direitos ou vencerem disputas quando métodos pacíficos não eram o suficiente. E o grande nexo que efetiva a legitimidade político-militar e concretiza seu real exercício do poder é a Doutrina da Guerra Justa, que acaba por ratificar o poder legítimo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Vinicius Cesar Dreger de. Honor Imperii: a legitimidade política e militar no reinado de Frederico I Barbarossa. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.