Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura da ictiofauna e integridade biótica de riachos em fragmentos florestais remanescentes no noroeste paulista

Processo: 06/01479-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Lilian Casatti
Beneficiário:Cristiane de Paula Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil

Resumo

No noroeste do Estado de São Paulo os remanescentes de Floresta Estacional Semidecidual e Savana representam 3,8% da área original, que ao longo da história de ocupação da região foi substituída por pastagens, culturas diversas ou áreas urbanas. É tida como a região mais desmatada do Estado e, contraditoriamente, com o menor número de unidades de conservação. Apesar de remanescentes de Floresta Estacional Semidecidual serem consideradas áreas de relevante importância biológica, são insuficientemente conhecidas. No presente projeto será estudada a ictiofauna de riachos situados em remanescentes florestais de grande porte (> 200 ha) na região noroeste do Estado de São Paulo. Considerando que nesta região o solo é usado principalmente para pastagens, plantio de cana de açúcar e citricultura, será testada a hipótese de que a estrutura quantitativa da ictiofauna, sua dieta e integridade biótica diferem em cada uma dessas matrizes onde os remanescentes estão instalados. Além disso, será testada a hipótese de que esses remanescentes sustentam uma ictiofauna mais rica, diversa, com maior diversidade trófica e maior integridade biótica quando comparados a riachos de mesmo porte que correm fora de remanescentes florestais, porém, em áreas com semelhante uso do solo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, CRISTIANE DE PAULA; CASATTI, LILIAN; ZENI, JAQUELINI O.; CENEVIVA-BASTOS, MONICA. Edge-mediated effects of forest fragments on the trophic structure of stream fish. Hydrobiologia, v. 762, n. 1, p. 15-28, DEC 2015. Citações Web of Science: 2.
CASATTI, LILIAN; FERREIRA, CRISTIANE P.; LANGEANI, FRANCISCO. A fish-based biotic integrity index for assessment of lowland streams in southeastern Brazil. Hydrobiologia, v. 623, n. 1, p. 173-189, MAY 2009. Citações Web of Science: 54.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Cristiane de Paula. Estrutura da icitiofauna e integridade biótica de riachos em fragmentos florestais remanescentes no noroeste Paulista. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.