Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validação de método para determinação simultânea de íons cobre, ferro, sódio, nitrato e acetato em etanol combustível utilizando cromatografia de íons

Processo: 06/03960-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Lauro Tatsuo Kubota
Beneficiário:Jailson Cardoso Dias
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Etanol   Cromatografia

Resumo

O etanol combustível apresenta problemas de contaminação por metais e outros compostos que surgem durante o processo de produção, transporte ou estocagem do produto, podendo assim, comprometer a eficiência do motor de veículos automotivos, além de causar prejuízos ao meio ambiente. Este fato gera uma necessidade de técnicas analíticas cada vez mais sensíveis, de baixo custo e fácil operação para detecção e quantificação de contaminantes diretos e indiretos. Neste sentido, este projeto visa desenvolver e validar, de forma inovadora, um método de separação por cromatografia de íons para determinação simultânea de cátions (Cu2+, Fe2+, Na+) e ânions (NO3- e H3CCOO-) em amostras de etanol combustível comercial (AEHC, álcool etílico hidratado combustível). Assim sendo, a primeira etapa do projeto consistirá no planejamento das estratégias analíticas a serem adotadas para o desenvolvimento do método e, numa segunda etapa, a otimização das condições de análise da matriz de combustível. Os procedimentos de otimização incluem a verificação das melhores condições experimentais, relacionadas aos tipos de colunas cromatográficas, à composição e vazão da fase móvel, entre outros fatores, considerando os analitos individualmente e simultaneamente. A separação simultânea dos íons será realizada em duas colunas em série, sendo uma de troca catiônica e outra de troca aniônica, em um cromatógrafo de íons modular Metrohmâ de última geração com detecção condutimétrica. As características de desempenho do método cromatográfico desenvolvido serão analisadas através do processo de validação e de vários testes estatísticos, tais como seletividade, linearidade e faixa de aplicação, precisão (repetibilidade e reprodutibilidade), exatidão, sensibilidade (limites de detecção e quantificação) e robustez. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, JAILSON C.; KUBOTA, LAURO T.; NESTERENKO, PAVEL N.; DICINOSKI, GREG W.; HADDAD, PAUL R. A new high-performance chelation ion chromatographic system for the direct determination of trace transition metals in fuel ethanol. ANALYTICAL METHODS, v. 2, n. 10, p. 1565-1570, OCT 2010. Citações Web of Science: 15.
VIDOTTI, MARCIO; CERRI, CAROLINA D.; CARVALHAL, RAFAELA F.; DIAS, JAILSON C.; MENDES, RENATA K.; CORDOBA DE TORRESI, SUSANA I.; KUBOTA, LAURO T. Nickel hydroxide electrodes as amperometric detectors for carbohydrates in flow injection analysis and liquid chromatography. JOURNAL OF ELECTROANALYTICAL CHEMISTRY, v. 636, n. 1-2, p. 18-23, NOV 15 2009. Citações Web of Science: 51.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Jailson Cardoso. Determinação de acetato, nitrato, ferro(II), ferro(III) e cobre em etanol combustivel por cromatografia de ions. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.