Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da técnica in tube SPME/FIACE-UV na análise de antidepressivos em amostras de plasma

Processo: 06/04633-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Maria Eugênia Queiroz Nassur
Beneficiário:Ana Paula Formenton Catai
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroforese capilar   Antidepressivos

Resumo

A monitorização terapêutica tem sido descrita como valioso recurso clínico, pois permite a individualização do regime de dosagem, de acordo com a concentração do fármaco e/ou de seus produtos de biotransformação, em amostras de plasma coletadas com base no contexto clínico e nos princípios da farmacocinética. O objetivo da monitorização terapêutica é assegurar a eficácia clínica e minimizar os efeitos adversos dos fármacos, prescritos na clínica. Os antidepressivos têm sido monitorados, pois apresentam intervalos terapêuticos bem estabelecidos, ou seja, a maioria dos pacientes, que apresentam concentrações plasmáticas dentro deste intervalo fixo, tem as desordens psiquiátricas mantidas sob controle e efeitos adversos aceitáveis. A análise de antidepressivos presentes em amostras biológicas tem sido classicamente realizada por técnicas “off-line” de extração, tais como extração líquido-líquido e extração em fase sólida. Mais recentemente, foi desenvolvido o método de microextração em fase sólida em tubo (“in-tube” SPME), o qual simultaneamente permite a extração e pré-concentração de fármacos em amostras biológicas. O acoplamento SPME em linha com sistema de cromatografia líquida (LC) ou eletroforese capilar (CE), forma assim o sistema “in-tube” SPME–LC ou SPME–CE. Esses sistemas permitem automação do processo de extração, resultando em maior precisão e menor tempo de análise, quando comparado às técnicas “off-line”. A combinação da análise por injeção em fluxo e eletroforese capilar (FIA-CE) apresenta grande potencialidade, considerando-se a alta freqüência analítica característica dos sistemas FIA somada a alta capacidade de separação da CE. FIA é um processo muito eficiente no que se refere a combinação entre pré-tratamento e introdução de amostras “on line”. Além do mais, um grande potencial do sistema FIA-CE é a combinação com técnicas on-line de pre-tratamento e pre-concentração, como a SPME, para pré-concentração e remoção da matriz antes da separação por CE. Este trabalho tem como objetivo análise dos antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina: citalopram, fluoxetina, paroxetina e sertralina, em amostras de plasma empregando-se a técnica “in tube” SPME/FIA–CE. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CATAI, ANA PAULA F.; PICHELI, FLAVIO P.; CARRILHO, EMANUEL; QUEIROZ, MARIA EUGENIA C. Assessing Stir Bar Sorptive Extraction and Microextraction by Packed Sorbent for Determination of Selective Serotonin Reuptake Inhibitor Antidepressants in Plasma Sample by Non-Aqueous Capillary Electrophoresis. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 24, n. 10, p. 1635-1641, Out. 2013. Citações Web of Science: 5.
FORMENTON CATAI, ANA PAULA; CARRILHO, EMANUEL; LANCAS, FERNANDO MAURO; COSTA QUEIROZ, MARIA EUGENIA. Fast separation of selective serotonin reuptake inhibitors antidepressants in plasma sample by nonaqueous capillary electrophoresis. Journal of Chromatography A, v. 1216, n. 30, p. 5779-5782, JUL 24 2009. Citações Web of Science: 20.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CATAI, Ana Paula Formenton. Avaliação das técnicas de microextração e eletroforese capilar em meio não aquoso (NACE) para determinação de antidepressivos em amostras de plasma para fins de monitorização terapêutica. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.