Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação genótipo-ambiente para peso ao sobreano na raça Nelore utilizando inferência bayesiana

Processo: 07/01670-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Henrique Nunes de Oliveira
Beneficiário:Iara Del Pilar Solar Diaz
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Bovinos de corte   Gado Nelore   Inferência bayesiana

Resumo

O objetivo deste estudo será medir o efeito da interação genótipo-ambiente (IGA) no peso ao sobreano de bovinos Nelore. Os dados a serem utilizados foram cedidos pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), a qual possui um total de 874.624 mil animais cadastrados, distribuídos em 13 estados. Serão avaliados os dados provenientes de animais nascidos a partir do ano de 1995 nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e São Paulo. O manejo alimentar e reprodutivo destes animais são variáveis, contudo três tipos de manejo são considerados: (manejo 1 - regime de pastagem; manejo 2 - regime de pastagem mais suplementação e manejo 3 – regime de confinamento). Nesta pesquisa, serão utilizados apenas os dados dos animais criados exclusivamente a pasto. Serão realizadas primeiramente as análises descritivas e posteriormente as análises estatísticas pelo pacote estatístico SAS. Os componentes de variância e covariância necessários para a determinação da importância do efeito da IGA, serão obtidos em análises multi-características, onde a mesma característica, medida nos diferentes estados da federação, será considerada como características distintas. Esta avaliação será realizada pela metodologia da Inferência Bayesiana por meio de amostrador de Gibbs. Correlações genéticas com valores abaixo de 0,80 indicarão interação genótipo ambiente significativa, sendo as herdabilidades e correlações genéticas entre mensurações da mesma característica em estados distintos, consideradas como características distintas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAZ, Iara Del Pilar Solar. Interação genótipo – ambiente no peso ao sobreano na raça Nelore. 2009. 58 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.