Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das perdas e dos fatores bioclimáticos atuantes na condição de espera pré-abate de frangos de corte

Processo: 05/57688-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Pesquisador responsável:Iran José Oliveira da Silva
Beneficiário:Frederico Márcio Corrêa Vieira
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Conforto térmico   Zootecnia de precisão   Bem-estar do animal   Frangos de corte   Avicultura

Resumo

A avicultura brasileira se posiciona hoje no topo do ranking mundial, fato que se transforma em grande incentivo para a expansão de novas fronteiras do setor. Paralelo a isto, o mercado consumidor torna-se mais exigente, principalmente no tocante à qualidade do produto final com elevada segurança alimentar, oriundo de uma criação pautada no bem-estar e conforto dos animais. Em contra partida, as condições climáticas brasileiras e a falta de padronização nas operações pré-abate contribuem para que o animal apresente sintomas de desconforto e estresse, resultando em déficit no desempenho e sobrevivência, causando prejuízo na cadeia produtiva. Estudos que apontem e analisem as perdas e os fatores determinantes neste contexto são bastante necessários para contribuir para a avicultura cada vez mais competitiva. Os avanços tecnológicos enfocam as perdas no ciclo de produção e no rendimento do processamento. Porém, há uma lacuna entre o produto e o abatedouro, onde as condições e as perdas precisam se melhor estudados. Desta forma, este presente estudo tem como objetivo quantificar e qualificar as perdas e os fatores que as determinam na condição de espera pré-abate em frangos de corte em condições tropicais brasileiras. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Frederico Márcio Corrêa. Avaliação das perdas e dos fatores bioclimáticos atuantes na condição de espera pré-abate de frangos de corte. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.