Busca avançada
Ano de início
Entree

Riachos em fragmentos florestais: a estrutura das tramas alimentares é afetada pela sazonalidade e pela cobertura ripária?

Processo: 06/04937-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Lilian Casatti
Beneficiário:Mônica Ceneviva Bastos
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Águas interiores   Alimentação   Peixes

Resumo

O estudo das relações tróficas entre as espécies de um determinado hábitat pode ser visto como o caminho através do qual a estrutura e dinâmica de comunidades podem ser entendidas, assim como seus padrões e processos. Entretanto, aspectos acerca da existência de padrões em diversas propriedades das tramas alimentares ainda são controversos na literatura, especialmente no que se trata do emprego de uma abordagem padronizada de tomada de dados e análise dos mesmos. Deste modo, a realização de um estudo mais detalhado e padronizado é de fundamental importância para o entendimento da complexidade e diversidade de sistemas naturais, sejam eles prístinos ou antropicamente alterados. A região noroeste do Estado de São Paulo, com o menor número de unidades de conservação do Estado, constitui um bom exemplo deste tipo de alteração, dado que restam apenas 3,8% da área originalmente ocupada pela Floresta Estacional Semidecidual e Savana como resultado do uso da terra para monocultura e pastagens. Uma das consequências da presença de pastagens na região é a remoção da vegetação adjacente aos riachos para trânsito de gado, o que desencadeia diversas alterações nesse tipo de ecossistema. É neste cenário que propomos um estudo de tramas alimentares de dois riachos em um fragmento florestal com o objetivo de analisar se (e como) sazonalidade e cobertura ripária influenciam a estrutura das tramas alimentares. Tal estudo é de importância não somente para um melhor entendimento da ecologia de comunidades, mas, principalmente, para prover subsídios para a conservação e manejo dessas comunidades pouco estudadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CENEVIVA-BASTOS, MONICA; CASATTI, LILIAN. Shading effects on community composition and food web structure of a deforested pasture stream: Evidences from a field experiment in Brazil. LIMNOLOGICA, v. 46, p. 9-21, MAR 2014. Citações Web of Science: 11.
CENEVIVA-BASTOS, M.; CASATTI, L.; UIEDA, V. S. Can seasonal differences influence food web structure on preserved habitats? Responses from two Brazilian streams. COMMUNITY ECOLOGY, v. 13, n. 2, p. 243-252, DEC 2012. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.