Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e caracterização das interações do gene e proteína ID-1 em células mesangiais humanas

Processo: 06/05818-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Alexandre Holthausen Campos
Beneficiário:Alex Yuri Simões Sato
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células mesangiais

Resumo

As células mesangiais (CM) apresentam papel essencial no funcionamento normal dos glomérulos e atuam diretamente na patogenia da glomeruloesclerose secundária a doenças como a hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Lesões das CM provocam modificações fenotípicas, como o aumento da proliferação e hipertrofia. Portanto, o entendimento dos mecanismos moleculares que governam estas alterações mostra-se crítico para o melhor esclarecimento da patogênese das doenças renais. Dados de nosso laboratório demonstram que os genes inibidores da ligação ao DNA (ID) estão expressos no núcleo das CM, sugerindo função no controle da transcrição. Alterações no padrão de expressão desses genes apresentam consequências sobre proliferação celular, diferenciação, angiogênese, tumorigênese e morte celular programada em vários tipos teciduais; porém, ainda pouco se sabe do seu papel durante a regulação destes processos em CM. Este projeto prevê a identificação e caracterização de interações entre o gene ID1 com o DNA e com outras proteínas envolvidas no processo de transcrição em CM. Espera-se, assim, o melhor entendimento a respeito da biologia e do papel funcional das proteínas ID em células mesangiais, possibilitando a identificação de novos mediadores e/ou marcadores para as doenças glomerulares. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMOES SATO, ALEX YURI; ANTONIOLI, ELIANE; TAMBELLINI, RODRIGO; CAMPOS, ALEXANDRE HOLTHAUSEN. ID1 inhibits USF2 and blocks TGF-beta-induced apoptosis in mesangial cells. AMERICAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY-RENAL PHYSIOLOGY, v. 301, n. 6, p. F1260-F1269, DEC 2011. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SATO, Alex Yuri Simões. Identificação e caracterização das interações do gene ID1 em células mesangiais humanas.. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.