Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e quantificação de metais pesados, parasitas e bactérias no esgoto bruto e tratado da Estação de Tratamento de Esgoto de Ribeirão Preto, SP

Processo: 05/58036-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Susana Segura Muñoz
Beneficiário:Karina Aparecida de Abreu Tonani
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Águas residuárias   Contaminação   Metais pesados   Esgotos sanitários

Resumo

O tratamento de águas residuárias tem alcançado um papel de transcendental importância no que se refere aos aspectos de saúde pública e controle da poluição ambiental, considerando os elementos constituintes dos despejos urbanos e industriais que, além da carga microbiológica, podem conter diversos poluentes químicos que afetam a saúde humana. O presente estudo tem objetivo avaliar os níveis de metais pesados, caracterizar os parasitas e bactérias presentes em águas residuárias antes e depois do tratamento de Esgoto pelo Sistema de Lodos Ativados. Os metais serão analisados por Espectrofotometria de Absorção Atômica. A análise parasitológica será realizada pelo método de sedimentação e a quantificação será realizada na câmara de Sedgwick-Raffer. Já a presença bacteriana será detectada através do Teste P/A (Presença ou Ausência) e a quantificação através da Técnica dos Tubos Multiplos/fodas as técnicas serão realizadas no Laboratório de Pediatria - Setor de Metais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto/FMRP/USP. Cabe destacar que o presente trabalho dará continuidade e complementariedade ao trabalho que vem sendo desenvolvido junto a Estação de Tratamento de Esgoto de Ribeirão Preto, desde 2004, com auxilio da FAPESP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TONANI, K. A. A.; JULIAO, F. C.; TREVILATO, T. M. B.; TAKAYANAGUI, A. M. M.; BOCIO, ANA; DOMINGO, JOSE L.; SEGURA-MUNOZ, SUSANA I. Behavior of Metals, Pathogen Parasites, and Indicator Bacteria in Sewage Effluents During Biological Treatment by Activated Sludge. BIOLOGICAL TRACE ELEMENT RESEARCH, v. 143, n. 2, p. 1193-1201, NOV 2011. Citações Web of Science: 10.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Identificação e quantificação de metais pesados, parasitas e bactérias em esgoto bruto e tratado da Estação de Tratamento de Esgoto de Ribeirão Preto - SP. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.