Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de borda no padrão de frutificação e síndromes de dispersão em uma área de cerrado sensu stricto-itirapina, SP

Processo: 05/57740-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Leonor Patricia Cerdeira Morellato
Beneficiário:Maria Gabriela Gutierrez de Camargo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Fenologia   Frutificação   Cerrado

Resumo

Considerado um dos hotspots de biodiversidade, o cerrado brasileiro é a savana mais rica do mundo. A vegetação de cerrado possui uma fisionomia bastante diversificada, desde formas campestres abertas, até formas mais densas como os cerradões. O cerrado brasileiro e, principalmente na região do Estado de São Paulo, vem sofrendo um processo intenso de fragmentação, o que traz conseqüências deletérias para a biota nativa e torna os organismos restantes sujeitos aos efeitos de borda. Efeitos como aumento da temperatura e incidência de luz, maior influência de ventos e a diminuição da umidade relativa, podem afetar o comportamento fenológico da comunidade e as interações entre plantas e animais como a frugivoria e dispersão de sementes, podendo alterar a proporção de espécies por síndrome de dispersão na comunidade. Este trabalho pretende analisar a influência da borda no padrão de frutificação e dispersão de sementes e verificar (i) qual a proporção de espécies em cada síndrome de dispersão encontrada, e como esta proporção varia entre borda e interior, (ii) como varia o padrão de frutificação das espécies por síndrome de dispersão e entre borda e interior, e (iii) como varia a produção de frutos na comunidade de acordo com as síndromes de dispersão e entre borda e interior da área de estudo. Para tanto será realizado o acompanhamento fenológico quinzenal dos indivíduos da área de cerrado durante um ano, contagem de frutos e sementes e tomada de medidas como tamanho e peso dos frutos e o levantamento das síndromes de dispersão das espécies. Para a análise do padrão fenológicos será utilizado o índice de atividade fenológica e o teste Qui-quadrado para verificar a sazonalidade na frutificação. A hipótese da variação na produção de frutos entre borda e interior será testada através do teste Mann-Whitney e para a hipótese de variação na proporção das síndromes entre borda e interior será utilizado o teste Kruskal-Wallis. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULA REYS; MARIA GABRIELA GUTIERREZ DE CAMARGO; MARIA TEREZA GROMBONE-GUARATINI; ALOYSIO DE PÁDUA TEIXEIRA; MARCO ANTONIO ASSIS; LEONOR PATRICIA CERDEIRA MORELLATO. Estrutura e composição florística de um Cerrado sensu stricto e sua importância para propostas de restauração ecológica. Hoehnea, v. 40, n. 3, p. 449-464, Set. 2013.
CAMARGO, MARIA GABRIELA G.; SOUZA, REGINA M.; REYS, PAULA; MORELLATO, LEONOR P. C. Effects of environmental conditions associated to the cardinal orientation on the reproductive phenology of the cerrado savanna tree Xylopia aromatica (Annonaceae). Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 83, n. 3, p. 1007-1019, SEP 2011. Citações Web of Science: 24.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARIA GABRIELA GUTIERREZ DE CAMARGO. Influência da borda na frutificação e nas síndromes de dispersão de sementes em uma área de cerrado sensu stricto. 2008. 132 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.