Busca avançada
Ano de início
Entree

Fabricacao e caracterizacao de filmes finos de perileno: arquitetura molecular e aplicacoes sensoriais.

Processo: 05/58732-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Carlos José Leopoldo Constantino
Beneficiário:Diogo Volpati
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/10520-4 - Análise de materiais orgânicos por micro espectroscopia Raman, AP.JP
Assunto(s):Sensores   Espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier

Resumo

Neste projeto de mestrado serão fabricados e caracterizados filmes finos (nanometros de espessura) de um derivado de perileno, o bis benzimidazo perileno (AzoPTCD). Os filmes serão fabricados por duas técnicas distintas, Langmuir-Blodgett (LB) e evaporação a vácuo, possibilitando a obtenção de filmes com diferentes arquiteturas moleculares. Os filmes serão caracterizados por espectroscopia de absorção no UV-vis, espectroscopia vibracional via espalhamento Raman e absorção no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e microscopias ótica e de força atômica (AFM). O objetivo principal do trabalho é investigar a organização molecular do AzoPTCD nos diferentes filmes finos e para as diferentes espessuras. Pretende-se também depositar tais filmes finos sobre eletrodos interdigitados compondo assim unidades sensores visando à aplicação na detecção de íons de metais pesados, como Cu+2, Cd+2 e Pb+2, dispersos em água. O objetivo aqui é avançar na pesquisa de como o AzoPTCD, nas suas diferentes formas de estruturação molecular e para as diferentes espessuras nos filmes finos, contribui para o desempenho do sensor. O projeto foi concebido dentro do meu projeto Jovem Pesquisador em Centro Emergente (01/10520-4) em desenvolvimento junto à UNESP de Presidente Prudente e contará com a colaboração do também Jovem Pesquisador FAPESP Antônio Riul Jr., especialista na área de sensores. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VOLPATI, Diogo. Fabricação e caracterização de filmes finos de perileno : arquitetura molecular e aplicações sensoriais. 2008. 123 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. POSMAT - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais. Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.