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A canção das mídias: memória e nomadismo

Processo: 06/60786-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de novembro de 2006
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Heloísa de Araújo Duarte Valente
Beneficiário:Heloísa de Araújo Duarte Valente
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/55581-4 - A canção das mídias: memória e nomadismo, AP.JP
Assunto(s):Canção   Fado   Tango

Resumo

O advento das mídias propiciou, dentre outras conseqüências, o surgimento da canção das mídias que, diferente de todas as outras modalidades de canção que a precederam, impõe condições distintas de escuta e performance (Valente, 2003). Ganhando uma vida esquizofônica (Schafer, 2001), eternizou-se no disco; difundindo-se pelo rádio, tornou-se onipresente na paisagem sonora. Não existindo sólidos estudos a respeito das conseqüências, tanto estéticas quanto perceptivas dessa música ao homem do século XX, pretende-se aqui verificar como determinadas variantes da canção se estabeleceram, fixando-se como memória cultural (ou não). Destaque especial será dado aos vínculos entre rádio, periódicos, cinema e televisão como interfaces da construção do sucesso, que constrói e consolida certo tipo de memória cultural, no âmbito de uma cultura das mídias, por intermédio da música. A pesquisa se dedicará ao estudo de canções nômades : o fado, o tango e o bolero, sendo cada um dos gêneros estudado sequencialmente. O tango, como o gênero nômade, por excelência: um estudo sobre a presença, no Brasil; as mutações entre o tango adaptado e traduzido e tango criado por brasileiros. Sobre o bolero: fixou-se no Brasil, como canção romântica, trazendo consigo aquilo que se denomina popularmente mexicanização. O fado, de sua parte, conflui com as várias levas de (I) migração portuguesa. No caso da cidade de Santos, alguns traços particulares merecem uma abordagem particularizada, pela sua representatividade tanto numérica como qualitativa. (AU)

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Canções que são para sempre 
Canciones que son para siempre 
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