Busca avançada
Ano de início
Entree

Movimentos oculares como respostas de observação em treinos de discriminação condicional e em testes de equivalência

Processo: 06/05165-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Gerson Aparecido Yukio Tomanari
Beneficiário:William Ferreira Perez
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Estudantes universitários   Movimentos oculares

Resumo

Estudos têm apontado que respostas de observação são um pré-requisito para discriminações visuais acuradas. Além disso, o uso de equipamentos para o rastreamento do olhar (ISCAN) em procedimentos de discriminação condicional tem permitido uma junção das áreas de pesquisa em respostas de observação, equivalência de estímulos e controle de estímulos. O presente projeto pretende utilizar o ISCAN para monitorar respostas observação � movimentos oculares � em treinos de discriminação condicional (AB BC) e testes de equivalência (BA, CB, AC e CA) envolvendo dois estímulos comparação. Figuras sem sentido serão utilizadas como estímulos visuais. O monitoramento do olhar permitirá a descrição da seqüência de estímulos observados. Segundo estudo anterior e projetos que estão sendo desenvolvidos, isso permitirá a verificação de topografias de controle envolvidas, em especial o controle por rejeição. O presente projeto espera possibilitar a obtenção de dados de linha de base que auxiliarão na formulação de novas propostas de investigação e no controle de novas variáveis envolvidas na relação entre resposta de observação, equivalência de estímulos e controle de estímulos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WILLIAM F. PEREZ; GERSON Y. TOMANARI. Efeitos dos Controles por Seleção e por Rejeição sobre os Movimentos do Olhos. Psicologia : Teoria e Pesquisa, v. 36, p. -, 2020.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREZ, William Ferreira. Movimentos dos olhos e topografias de controle de estímulos em treino de discriminação condicional e testes de equivalência. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.