Busca avançada
Ano de início
Entree

"É vida. E por isso mesmo, muita literatura": a arte de narrar-se, na correspondência do escritor João Antônio

Processo: 07/50605-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Ana Maria Domingues de Oliveira
Beneficiário:Telma Maciel da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Cartas literárias

Resumo

O presente projeto propõe o estudo de uma coleção de cartas doada ao Acervo João Antônio, localizado nesta unidade universitária. Tais cartas, assim como uma série de outros documentos (manuscritos, artigos de jornal, fotos etc) foram armazenados pelo jornalista Jacomo Mandatto, amigo e colaborador do escritor João Antônio por mais de quatro décadas. Durante os anos de 2003 e 2004, desenvolvi um trabalho, em nível de iniciação científica, com essa compilação. Naquele momento, fiz o mapeamento dos documentos, bem como a sua organização e sistematização. Ao final, produzi um ensaio crítico em que apresentei as questões que, a meu ver, eram mais relevantes para o estudo do escritor. Em 2005, ingressei no mestrado com um projeto que propunha dar continuidade àquela pesquisa. A proposta era apresentar os momentos da correspondência em que os autores, principalmente João Antônio, criavam um ambiente ficcional, dando a muitas das cartas uma dicção literária. Decorrido pouco mais de um ano, apresentei o trabalho para o exame de qualificação. Este foi aprovado e obteve indicação para mudança de nível. Proponho pois, além da continuidade da pesquisa que já venho desenvolvendo, ou seja, fazer uma análise literária de tal coleção, investigar também os momentos em que esta correspondência permite entrever o processo de criação de duas das obras do escritor de Malagueta, Perus e Bacanaço. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Telma Maciel da. Posta-restante: um estudo sobre a correspondência do escritor João Antonio. 2009. 424, 2v f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Faculdade de Ciências e Letras Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.