Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanodispersões de cristais líquidos como sistemas de liberação de fotossensibilizadores na terapia fotodinâmica do câncer de pele: avaliação in vitro e in vivo da permeação e retenção cutâneas

Processo: 06/03929-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2007
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Maria Vitória Lopes Badra Bentley
Beneficiário:Fábia Cristina Rossetti
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia farmacêutica   Nanotecnologia   Terapia fotodinâmica   Neoplasias cutâneas

Resumo

A Terapia Fotodinâmica (TFD) é um tratamento relativamente novo e promissor. Baseia-se na utilização de uma substância fotossensibilizante e luz para provocar um dano seletivo ao tecido alvo, sendo que a seletividade ao órgão/tecido deve ser reconhecida como uma das vantagens no tratamento do câncer (BROW; BROW; WALKER, 2004; ZEITOUNI; OSEROFF; SHIEH, 2003). Os fotossensibilizadores (FS) utilizados na TFD do câncer de pele possuem como inconveniente o fato de não possuírem um adequado balanço hidrófilo/lipófilo, o que dificulta a sua penetração através do estrato córneo (EC), onde atingiria as células cancerosas localizadas na epiderme (FABRIS et. al., 2006).Atualmente, o desenvolvimento de sistemas de liberação e promotores de absorção visando a otimização da liberação tópica de FS, apresenta- se como um promissor e inexplorado campo de pesquisa na PDT do câncer de pele (DE ROSA; BENTLEY, 2000; LOPEZ et al., 2004).Sistemas de liberação compostos por monoleína, um lipídeo polar biocompatível, e água são capazes de aumentar a permeação de fármacos na pele, além de serem capazes de controlar a liberação dos mesmos (DE ROSA et. al., 2003).Face ao exposto, o presente projeto objetiva obter e avaliar sistemas de liberação baseados em dispersões de cristais líquidos de monoleína para veiculação dos FS zinco ftalocianina (ZnPc) e protoporfirina IX (PpIX) na TFD, bem como estudos in vitro e in vivo da permeação e penetração cutâneas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSETTI, FABIA CRISTINA; DEPIERI, LIVIA VIEIRA; PRACA, FABIOLA GARCIA; DEL CIAMPO, JOSE ORESTES; FANTINI, MARCIA C. A.; RIEMMA PIERRE, MARIA BERNADETE; TEDESCO, ANTONIO CLAUDIO; LOPES BADRA BENTLEY, MARIA VITORIA. Optimization of protoporphyrin IX skin delivery for topical photodynamic therapy: Nanodispersions of liquid-crystalline phase as nanocarriers. European Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 83, p. 99-108, FEB 15 2016. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSSETTI, Fábia Cristina. Nanodispersões de cristais líquidos como sistemas de liberação de fotossensibilizadores na terapia fotodinâmica do câncer de pele: avaliação in vitro e in vivo da permeação e retenção cutâneas. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.