Busca avançada
Ano de início
Entree

Chlamydophila felis em gatos (Felis catus): detecção de antígeno e pesquisa de anticorpos

Processo: 05/58236-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Aramis Augusto Pinto
Beneficiário:Meire Christina Seki
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Chlamydophila felis   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa (RT-PCR)   Felis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chlamydophila Felis | Clamidiose Felina | Gatos (Felis Catus) | Rt-Pcr

Resumo

O agente etiológico da clamidofilose felina é a Chlamydophila felis, anteriormente classificada como Chlamydia psittaci var. felis. Apesar de inicialmente estar associada a doenças respiratórias, particularmente as relacionadas ao trato respiratório superior (Complexo Respiratório Felino), a C. felis tem tropismo pelas células do epitélio da conjuntiva, causando conjuntivite aguda à crônica. Há suspeitas de seu envolvimento em doenças do trato reprodutivo, como provável agente causador de abortos, mortalidade neonatal e infertilidade em gatos, principalmente quando mantidos em gatis. Sua patogenia não está claramente definida e seu potencial zoonótico ainda gera controvérsia. A prevalência da clamidofilose em gatos domésticos com e sem sinais clínicos de clamidofilose, realizada em vários países, tem variado de 6,1 a 76,92% (pesquisa direta do microrganismo) e de 2,1 a 59% (pesquisa indireta). Não há estudos sobre a enfermidade em gatos no Brasil. O presente trabalho tem por objetivo central a pesquisa do antígeno e de anticorpos do referido microrganismo em gatos domésticos. Para tanto, serão colhidos em clínicas veterinárias, gatis e centro de controle de zoonoses, soro e swab de conjuntiva de gatos com e sem sinais clínicos de clamidofilose felina. A pesquisa direta do agente será realizada por meio de técnicas bio-moleculares (Reação em Cadeia pela Polimerase (PCR) e a pesquisa indireta, por meio das reações de Fixação de Complemento (RFC) e de Imunofluorescência Indireta (RIFI). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SEKI, Meire Christina. Chlamydophila felis em gatos (Felis catus): detecção de antígeno e pesquisa de anticorpos. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.