Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da eficiência de estações de tratamento de esgoto (ETEs) e estações de tratamento de água (ETAs) na eliminação de resíduos de estrógenos naturais e sintéticos na Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré..

Processo: 05/01433-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Mary Rosa Rodrigues de Marchi
Beneficiário:José Antônio de Moura
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Química ambiental

Resumo

O crescimento das atividades humanas, através das indústrias, em especial farmacêuticas e de cosméticos, juntamente com o aglomerado nos grandes centros urbanos, requer uma atenção especial para o tratamento dos resíduos que estão sendo gerados e lançados no meio ambiente, em especial os hormônios naturais e sintéticos que podem contaminar os mananciais de superfície e/ou subterrâneos.Atualmente vem sendo uma preocupação em várias partes do mundo o estudo da ocorrência de hormônios naturais e seus metabólitos e sintéticos, em efluentes de estação de tratamento de esgoto, mananciais e em águas de estação de tratamento de água, bem como no sentido da existência de uma legislação que contemple análises de resíduos destes compostos como requisito de potabilidade da água para consumo humano. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo realizar um estudo que avalie a eficiência de estações de tratamento de esgoto doméstico (ETEs) e de água (ETAs) na eliminação de estrógenos naturais (17-b-estradiol, estrona,) e sintéticos (17-a-etinilestradiol), utilizando-se análises químicas, bem como testes ecotoxicológicos específicos para avaliação do efeito estrogênico em influentes e efluentes de ETEs e ETAs A região escolhida como área de estudo é a Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré (UGRHI-13), na qual o município de Araraquara está inserido. Os resultados produzidos poderão subsidiar a inserção de ações no Plano de Bacia desta UGRHI, que ainda está em fase de elaboração. Os dados gerados neste projeto também poderão suscitar discussão no sentido da necessidade da monitorização dos resíduos de estrógenos como parâmetro de potabilidade de água. Este estudo contará com o apoio logístico do Comitê de Bacia da URGHI-13.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOURA, José Antônio de. Estudo da eficiência de estações de tratamento de esgoto - RTE e estações de tratamento de água - ETA na elimnação de resíduos de estrógenos naturais e sintéticos na UGRHI-13 (Tietê-Jacaré). 2009. 186 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.