Busca avançada
Ano de início
Entree

Violência, crime e medo na metrópole: entre práticas e representações: um estudo das culturas políticas dos grupos skinheads "carecas do Brasil" na região metropolitana da Grande São Paulo (2000-2004)

Processo: 05/58833-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Lidia Maria Vianna Possas
Beneficiário:Carlos Eduardo Franca
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Violência   Crime

Resumo

O projeto propõe partir da análise de atos complexos de violência organizados pelos skinheads paulistanos, realizando um mapeamento desses grupos que circulam na região metropolitana da Grande São Paulo, buscando enfocar suas ações e experiências vivenciadas nas cidades, tendo em vista elaborar reflexões sobre os problemas urbanos, de reestruturação das territorialidades, das redes de sociabilidade e das culturas de pertencimento configuradas como micropoderes cotidianos que emergem nesses espaços de forma contraditória e conflituosa, como novas formas de governança organizadas por novos atores sócio-políticos neste conturbado cenário metropolitano. Recolocaremos a necessidade de problematizar a análise sobre as representações elaboradas pelas facções "carecas do Brasil" nos fanzines e demais meios de divulgação das ideias e valores desses grupos, quanto às produzidas pela grande imprensa, priorizando o jornal Folha de São Paulo, dentre os anos de 2000 a 2004, procurando captar não apenas as relações de poder presentes no confronto entre essas representações, mas, também, visaremos desconstruir essas narrativas tendo em vista desvendar as ideias, pensamentos, valores, tradições e culturas políticas omitidas nesses discursos e representações. Buscaremos, (ainda, realizar entrevistas com o objetivo de apreender através de uma "descrição densa" as subjetividades e desejos políticos desses skinheads paulistanos, rastreando historicamente as possíveis raízes e permanências culturais que formam terreno fértil para a emergência de novas formas ideológicas de organização das sociabilidades cotidianas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANCA, Carlos Eduardo. O linchamento de Edson Neris da Silva : reelaborações identitárias dos skinheads "carecas do Brasil" na sociedade paulista contemporânea. 2008. 182 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.