Busca avançada
Ano de início
Entree

A regulação do elemento transponível Helena em Drosophila

Processo: 07/50641-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Claudia Marcia Aparecida Carareto
Beneficiário:Adriana Granzotto
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Retroelementos   Evolução molecular   Drosophila

Resumo

Um dos grandes desafios da genética molecular de populações atual é compreender, em tempo real, a dinâmica de um genoma. O elemento Helena propicia uma oportunidade única para compreender a dinâmica de aquisição e perda de elementos num genoma, já que em D. melanogaster há uma provável inativação desse retroposon e em D. simulans, uma atividade potencial do elemento. Para compreender o processo dinâmico de aquisição e perda de Helena nos genomas, este trabalho tem os objetivos de analisar a ocorrência do elemento Helena, por Bionformática, no genoma de espécies (D. yakuba, D. erecta, D. ananassae, D. persimilis, D. pseudoobscura, D. mojavensis, D. grimshawi, D. willistoni), descrever o número de cópias de Helena, a sua localização no genoma e a sua estrutura em populações naturais de D. simulans, populações do subgrupo melanogaster, e de D. virilis por meio de Southern blot e PCR para seqüenciamento; analisar a expressão do elemento nas populações e espécies nas quais se encontram cópias completas, por meio de RT-PCR e Northern blot e testar a atividade da cópia completa de Helena a partir de construções com a região de regulação. Com este tipo de análise comparativa poderemos compreender como o elemento Helena, em particular, e os elementos transponíveis em geral, são adquiridos e perdidos pelas espécies e qual é o seu papel no processo de evolução dos genomas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRANZOTTO, ADRIANA; LOPES, FABRICIO R.; VIEIRA, CRISTINA; CARARETO, CLAUDIA M. A. Vertical inheritance and bursts of transposition have shaped the evolution of the BS non-LTR retrotransposon in Drosophila. Molecular Genetics and Genomics, v. 286, n. 1, p. 57-66, JUL 2011. Citações Web of Science: 9.
GRANZOTTO, ADRIANA; LOPES, FABRICIO R.; LERAT, EMMANUELLE; VIEIRA, CRISTINA; CARARETO, CLAUDIA M. A. The evolutionary dynamics of the Helena retrotransposon revealed by sequenced Drosophila genomes. BMC Evolutionary Biology, v. 9, JUL 22 2009. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GRANZOTTO, Adriana. A regulação do elemento transponível Helena em Drosophila. 2011. 159 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.