Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso do laser Er:YAG para a prevenção de cáries em sulcos e fissuras: estudo in vitro e in situ

Processo: 06/05750-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Regina Guenka Palma-Dibb
Beneficiário:Alessandra Marques Corrêa Afonso
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária

Resumo

O objetivo desse estudo será avaliar in vitro e in situ a efetividade dos parâmetros de irradiação do laser Er:YAG no tratamento de prevenção ao desenvolvimento da lesão de cárie em cicatrículas e fissuras. Para isso serão utilizados 3º molares humanos em fragmentos de 3mmx3mmx3mm da porção oclusal. Para o estudo in vitro esses fragmentos serão tratados com laser Er:YAG utilizando energia sub-ablativa, diferentes freqüências e diferentes fluxos de água, dividos em 13 grupos e subgrupos, sendo 12 experimentais e 1 controle. Após a determinação da área a ser exposta ao desafio cariogênico os espécimes serão submetidos a ciclagens de pH por 10 dias. Para o teste de microdureza subsuperficial os espécimes serão seccionados ao meio e a parede da secção é que sofrerá o teste, as penetrações serão realizadas na região de subsuperfície do fundo das cicatrículas e fissuras e da parede lateral das mesmas. Para análise em microscópio de luz polarizada as amostras serão seccionadas longitudinalmente. As imagens serão capturadas e digitalizadas para análise da superfície adjacente a irradiação e será medido o tamanho da lesão. As superfícies e subsuperfícies dos espécimes serão analisadas em MEV. Para o estudo in situ os fragmentos serão tratados com laser Er:YAG, sendo divido em 4 grupos: 1 controle e 3 experimentais, sendo estes os 3 melhores parâmetros encontrados no estudo in vitro. Os espécimes serão adaptados a um dispositivo intrabucal que será utilizado pelos voluntários durante 14 dias. Para o desafio cariogênico o voluntário deverá gotejar solução de sacarose 20% sobre os espécimes. Assim como no estudo in vitro, serão realizadas o teste de microdureza, análise em microscópio de luz polarizada e análise em MEV. Os dados serão analisados quanto a sua distribuição para verificar o melhor teste estatístico a ser empregado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREA-AFONSO, ALESSANDRA M.; CICONNE-NOGUEIRA, JULIANE C.; PECORA, JESUS D.; PALMA-DIBB, REGINA G. In vitro assessment of laser efficiency for caries prevention in pits and fissures. MICROSCOPY RESEARCH AND TECHNIQUE, v. 75, n. 2, p. 245-252, FEB 2012. Citações Web of Science: 13.
CORREA-AFONSO, ALESSANDRA M.; CICONNE-NOGUEIRA, JULIANE C.; PECORA, JESUS D.; PALMA-DIBB, REGINA G. Influence of the irradiation distance and the use of cooling to increase enamel-acid resistance with Er:YAG laser. Journal of Dentistry, v. 38, n. 7, p. 534-540, JUL 2010. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AFONSO, Alessandra Marques Corrêa. Avaliação in vitro e in situ da eficácia de diferentes lasers no aumento da resistência ácida do esmalte em regiões de sulcos e fissuras. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.