Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia de sistemas adesivos na uniao a dentina do canal radicular e pino de fibra: analise da resistencia adesiva, da espessura da camada hibrida, e do grau de conversao do cimento resinoso dual.

Processo: 05/59205-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Marco Antonio Bottino
Beneficiário:Renata Marques de Melo Marinho
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Espectroscopia Raman   Grau de conversão   Adesivos dentinários   Camada híbrida   Resistência de união (odontologia)

Resumo

Este estudo avaliará a espessura da camada híbrida e grau de conversão do cimento resinoso dual quando da utilização de quatro tipos de sistemas adesivos em dentina do canal radicular, e seu relacionamento com a resistência adesiva. Os testes serão realizados em dois períodos: 24 h e 90 dias após a confecção das amostras. 80 incisivos ou caninos superiores humanos (n = 10) serão instrumentados endodonticamente, preparados com as brocas do sistema de pinos Aestheti Plus, e divididos da seguinte forma: G1: AH bond 2 com 24h; G2: Óne Step Plus com 24h; G3: Tyrian/One Step Plus com 24h; G4: Xeno III com 24h; G5: AH bond 2 com 90d; G6: One Step Plus com 90d; G7: Tyrian/One Step Plus com 90d; G8: Xeno III com 90d. Após a cimentação dos pinos Aestheti Plus serão obtidas 6 secções transversais (1,5mm), envolvendo dentina coronária e radicular. Três secções serão submetidas ao ensaio de push-out em máquina de ensaio universal (1mm.min-1) e o restante à análise Raman, para avaliação do grau de conversão do cimento resinoso dual e espessura da camada híbrida. A estatística descritiva consistira do cálculo de médias e desvios padrões dos dados em MPa e % do ensaio mecânico e da espectroscopia Raman, respectivamente. Serão utilizados também a análise de variância de medida repetida com 3 fatores (p<0,05) e o teste de Tukey (p<0,05). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MELO, RENATA MARQUES; BOTTINO, MARCO ANTONIO; HARROP GALVAO, ROBERTO KAWAKAMI; SOBOYEJO, WINSTON O. Bond strengths, degree of conversion of the cement and molecular structure of the adhesive-dentine joint in fibre post restorations. Journal of Dentistry, v. 40, n. 4, p. 286-294, APR 2012. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.