Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade fisica em adultos de regioes do estado de sao paulo.

Processo: 07/50164-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Marilisa Berti de Azevedo Barros
Beneficiário:Luane Margarete Zanchetta
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Adultos

Resumo

O sedentarismo e as doenças crônicas que a ele se associam apresentam-se, na atualidade, com prevalências elevadas também nos países de menor desenvolvimento econômico e social. A prática regular de atividade física é uma das formas mais eficazes e de baixo custo para a prevenção e controle de muitas doenças crônicas não transmissíveis. Esta pesquisa tem por objetivo determinar o nível de atividade física global e no contexto do lazer, da população adulta de 18 a 60 anos, residente no município de São Paulo, segundo variáveis demográficas, socioeconômicas, de estilo de vida e segundo a presença de morbidades referidas (diabetes, hipertensão arterial e obesidade). Serão utilizados os dados do "Inquérito Domiciliar ISA Capital", que é um estudo transversal, de base populacional, com amostra de conglomerados, estratificada e em múltiplos estágios. A atividade física será aferida com o uso do Questionário Internacional de Atividade Física (QIAF). As informações foram obtidas por meio de entrevistas realizadas diretamente com a pessoa sorteada. A análise dos dados levará em conta o desenho amostrai e será feita com o uso do software STATA versão 8. Serão testadas as associações das diversas variáveis com o nível de atividade física e serão feitas estimativas de prevalências e calculadas as razões de odds brutas e ajustadas com os respectivos intervalos de confiança de 95%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANCHETTA‚ L.; BARROS‚ MBA; CÉSAR‚ CLG; CARANDINA‚ L.; GOLDBAUM‚ M.; ALVES‚ M. Inatividade física e fatores associados em adultos‚ São Paulo‚ Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 13, n. 3, p. 387-99, 2010.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZANCHETTA, Luane Margarete. Atividade física em adultos de regiões do Estado de São Paulo. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.