Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução morfológica craniana: uma análise dos padrões de variação e covariação fenotípicos na diversificação do crânio de mamíferos

Processo: 05/57540-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Quantitativa
Pesquisador responsável:Gabriel Henrique Marroig Zambonato
Beneficiário:Arthur Guimarães Carvalho Porto
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mammalia

Resumo

O crescente reconhecimento dos efeitos dos padrões de variação/covariação (V/CV) genéticos (descritos na matriz G) sobre as trajetórias evolutivas de linhagens divergentes (Maynard Smith et al., 1985; Arnold, 1992; Arnold et al., 2001; Marroig & Cheverud, 2005) têm estimulado, cada vez mais, discussões em torno do comportamento desses padrões ao longo de grandes períodos evolutivos. Particularmente porque sua constância abre a possibilidade de uso de inúmeros modelos desenvolvidos dentro do arcabouço teórico da genética quantitativa, os quais nos permitem explorar amplamente fatores (genéticos, ontogenéticos e/ou ecológicos) e processos evolutivos envolvidos na diversificação das diferentes linhagens filogenéticas. Ao ampliar ainda mais a perspectiva da constância temporal de G, estudos recentes com matrizes fenotípicas de caracteres cranianos de macacos neotropicais (Marroig & Cheverud, 2001) adicionaram um novo elemento a essa discussão. O presente projeto procura expandir essa abordagem, fazendo uma comparação de padrões de variação/covariação e correlação fenotípicos cranianos em uma ampla escala evolutiva (englobando o maior número possível de famílias de Mammalia). A sua constância abriria uma série de oportunidades exploratórias em torno da diversificação do crânio dentro desta Classe. Além disso, este poderia fornecer informações interessantes a respeito de como G evolui ao longo do tempo (Steppan, 1997). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PORTO, Arthur Guimarães Carvalho. Evolução da modularidade no crânio de mamíferos. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.