Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação das condições de crescimento e produção de metabólitos secundários das linhagens de fungos Penicillium citrinum e Penicillium oxalicum e estudo de extratos bioativos de linhagens de fungos de origem marinha

Processo: 06/61693-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Roberto Gomes de Souza Berlinck
Beneficiário:Eli Fernando Pimenta
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/60175-2 - Descoberta e desenvolvimento de potenciais agentes quimioterápicos a partir de invertebrados marinhos e de microrganismos associados, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Fungos   Otimização   Micro-organismos   Metabólitos secundários   Quimiometria

Resumo

A produção de metabólitos secundários em microrganismos está relacionada, em muitos casos, com a condição ambiente em que este se encontra. Portanto, seria preciso realizar vários experimentos para encontrar uma condição ótima para que um determinado microrganismo venha a produzir grandes quantidades de metabólitos secundários. Pensando nisso, este projeto de doutorado tem por finalidade utilizar ferramentas estatísticas, tais como a quimiometria, para auxiliar na busca de condições ótimas de crescimento e produção de metabólitos secundários por fungos de origem marinha. Linhagens isoladas a partir de uma esponja marinha a Haliclona melana serão incubadas em meio de cultura, liquido, gerando extratos brutos que serão enviados a bioensaios a fim de identificar quais linhagens são bioativas. Três linhagens mais promissoras serão estudadas detalhadamente por métodos quimiométricos, processo que já foi, previamente, desenvolvido pelo candidato Eli Fernando Pimenta no início de seu projeto de mestrado (processo FAPESP 05/57260-8) para as linhagens de P. citrínum e P. oxalicum. Os compostos serão purificados por HPLC e terão suas estruturas determinadas por métodos espectroscópicos. As substâncias puras isoladas das linhagens de Penicillium e das 3 linhagens isoladas da esponja Haliclona melana serão enviadas para testes biológicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIMENTA, ELI F.; VITA-MARQUES, ALINE M.; TININIS, ARISTEU; SELEGHIM, MIRNA H. R.; SETTE, LARA D.; VELOSO, KATYUSCYA; FERREIRA, ANTONIO G.; WILLIAMS, DAVID E.; PATRICK, BRIAN O.; DALISAY, DORALYN S.; ANDERSEN, RAYMOND J.; BERLINCK, ROBERTO G. S. Use of Experimental Design for the Optimization of the Production of New Secondary Metabolites by Two Penicillium Species. Journal of Natural Products, v. 73, n. 11, p. 1821-1832, NOV 2010. Citações Web of Science: 32.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIMENTA, Eli Fernando. Investigação das condições de crescimento e produção de metabólitos secundários das linhagens de fungos Penicillium citrinum e Penicillium oxalicum. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.