Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do perfil transcricional de células dendríticas derivadas de monócitos utilizadas na vacina terapêutica anti-HIV 1

Processo: 07/50292-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Alberto José da Silva Duarte
Beneficiário:Rafael Martins de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células dendríticas   Transcriptoma   Anti-HIV

Resumo

O aprimoramento de estratégias eficazes no combate ao HIV constitui um dos principais objetivos da comunidade científica no controle da pandemia da AIDS. Recentemente, Lu e colaboradores (2004) em estudo de fase 1, demonstraram em pacientes cronicamente infectados pelo HIV-1 que a auto-vacinação terapêutica com células dendriticas derivadas de monócitos (Mo-DC) pulsadas com vírus autólogo inativado por AT-2 foi capaz de induzir in vivo uma resposta celular efetiva, reduzindo significativamente a carga viral por até um ano (Lu et al, 2004). Tais resultados demonstraram o potencial do uso desta vacina como estratégia para o tratamento de pacientes infectados pelo HIV. Embora a maioria dos indivíduos tenha evoluído positivamente com o tratamento, observou-se, neste mesmo trabalho, que nem todos os indivíduos foram capazes de responder adequadamente à vacina. Neste contexto, o desenvolvimento de um estudo visando o entendimento do transcriptoma das Mo-DC, poderia contribuir para identificação dos respondedores à vacina terapêutica anti-HIV-1. Utilizando a tecnologia do microarray, espera-se traçar o perfil de transcrição de genes específicos do programa de maturação das Mo-DCs pulsadas com HIV autólogo inativado por AT-2 para estabelecer assinaturas moleculares exclusivas de funções celulares úteis na identificação dos indivíduos bons e maus respondedores in vitro a este modelo vacinai. A expectativa é de que tais informações possam colaborar no aperfeiçoamento deste método terapêutico. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Rafael Martins de. Análise do perfil transcricional de células dendríticas derivadas de monócitos utilizadas na vacina terapêutica anti-HIV-1. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.