Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização das condições de produção microbiológica de destruxinas por Beauveria felina e produção de destruxinas modificadas

Processo: 06/61694-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Pesquisador responsável:Roberto Gomes de Souza Berlinck
Beneficiário:Raquel Peres de Morais Urano
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/60175-2 - Descoberta e desenvolvimento de potenciais agentes quimioterápicos a partir de invertebrados marinhos e de microrganismos associados, AP.BTA.TEM

Resumo

O presente projeto tem como objetivo otimizar as condições de crescimento de B. felina em meio MF, e a produção de destruxinas. Para tanto, serão realizados experimentos multivariados, alterando-se parâmetros de crescimento (concentração salina do meio, concentração de nutrientes do meio, pH, tempo de incubação e temperatura ambiente de incubação). Os experimentos serão monitorados por cromatografia líquida, utilizando-se padrões das destruxinas já isoladas. Os resultados obtidos serão analisados por métodos quimiométricos, objetivando estabelecer-se condições ótimas para o crescimento de B. felina e a produção de destruxinas. Será realizado novo experimento de crescimento, nas condições otimizadas, para a obtenção de quantidades adicionais dos compostos de maneira a podermos avaliar suas atividades biológicas. Adicionalmente, serão realizados novos experimentos de crescimento em outros meios fermentativos, adicionando-se ou não aminoácidos incomuns na biossíntese das destruxinas, objetivando-se produzir destruxinas estruturalmente modificadas, que possam ser isoladas e submetidas aos bioensaios de atividade citotóxica, antimicobacteriana e inseticida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORAIS, RAQUEL P.; LIRA, SIMONE P.; SELEGHIM, MIRNA H. R.; BERLINCK, ROBERTO G. S. A Method for Dextruxin Analysis by HPLC-PDA-ELSD-MS. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 21, n. 12, p. 2262-2271, 2010. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
URANO, Raquel Peres de Morais. Otimização das condições de produção microbiológica de destruxinas por Beauveria felina. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.