Busca avançada
Ano de início
Entree

Golden Retriever Muscular Dystrophy (GRMD) como modelo morfofuncional da reparação tecidual na Distrofia Muscular de Duchenne

Processo: 06/61561-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Ambrósio
Beneficiário:Thaís Peixoto Gaiad Machado
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Distrofia muscular animal

Resumo

O modelo experimental canino Golden Retriever Muscular Dystrophy (GRMD) é considerado relevante para pesquisas farmacológicas, celulares, morfofisiológicas, gênicas e fisioterapêutica da Distrofia Muscular de Duchenne, uma vez que existem semelhanças clinicas e na progressão da doença nas espécies humana e canina. A DMD permanece sem cura, e atualmente são empregadas terapias coadjuvantes, como a fisioterapia para a manutenção da força e massa muscular, bem como a deambulação pelo maior tempo possível. Apesar de ser um dos poucos tratamentos para a maioria da população e oferecer benefícios para a função motora dos pacientes, o efeito da fisioterapia sobre a morfologia muscular e a adaptação estrutural na ausência da proteína distrofina permanece em discussão. Poucos estudos abordam as modalidades de exercício empregadas pela fisioterapia motora no tratamento da DMD, e os existentes têm levantado dúvidas dos efeitos em longo prazo e da relação entre ganho de função e lesão muscular. Este estudo busca responder, por meio da aplicação da fisioterapia no modelo canino GRMD, os efeitos que a mesma provoca na função motora global e alterações morfológicas na fibra muscular esquelética distrófica, com o intuito de aprimorar a aplicação desta terapia e otimizar seus benefícios na prática clínica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAIAD, THAIS P.; ARAUJO, KARLA P. C.; SERRAO, JULIO C.; MIGLINO, MARIA A.; AMBROSIO, CARLOS EDUARDO. Motor Physical Therapy Affects Muscle Collagen Type I and Decreases Gait Speed in Dystrophin-Deficient Dogs. PLoS One, v. 9, n. 4 APR 8 2014. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.