Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre Toll-Like Receptors e heme oxigenase 1 no modelo de encefalite auto-imune experimental induzida por MOG em camundongos

Processo: 07/01771-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Niels Olsen Saraiva Câmara
Beneficiário:Daniel May de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurologia   Esclerose múltipla   Receptores toll-like   Inflamação

Resumo

Toll-like receptors (TLR) são moléculas responsáveis pelo reconhecimento de patógenos e ativação da imunidade inata. A heme oxigenase 1(HO-1) é a uma enzima que atua no metabolismo do heme e tem papel citoprotetor, antiinfamatório e anti-apoptótico em vários modelos experimentais, incluindo a EAE. Estudos de isquemia e reperfusão mostraram que os TLR podem inibir a expressão gênica da HO-1, desta forma contribuindo para a intensificar a lesão tecidual em processos inflamatório. O objetivo do estudo é verificar se a relação entre HO-1 e TLR encontrada no modelo de isquemia e reperfusão tambem ocorre na EAE.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, DANIEL MAY; LOBATO DE OLIVEIRA, ENEDINA MARIA; RAMIRES FERRARI, MERARI DE FATIMA; SEMEDO, PATRICIA; HIYANE, MEIRE IOSHIE; CENEDEZE, MARCOS ANTONIO; PACHECO-SILVA, ALVARO; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; SCHATZMANN PERON, JEAN PIERRE. Simvastatin ameliorates experimental autoimmune encephalomyelitis by inhibiting Th1/Th17 response and cellular infiltration. INFLAMMOPHARMACOLOGY, v. 23, n. 6, p. 343-354, DEC 2015. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Daniel May de. Efeito da sinvastatina na evolução clínica e na resposta imune celular Th17 na encefalite auto-imune experimental. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.