Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologia termal da jararaca-ilhoa, Bothrops insularis (Serpentes, Viperidae): um estudo em condições naturais

Processo: 07/56502-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Otavio Augusto Vuolo Marques
Beneficiário:Rafael Parelli Bovo
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Serpentes   Regulação da temperatura corporal   Jararaca-ilhoa   Bothrops
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bothrops Insularis | Ecologia | Jararaca-Ilhoa | Serpentes | Temperatura Corporea | Termorregulacao

Resumo

Em serpentes, como em outros animais ectotérmos, o controle da temperatura corpórea (Tc) é dependente da utilização de fontes externas de calor. A termorregulação, portanto, constitui aspecto central da biologia das serpentes, as quais dedicam uma porção considerável de seu tempo e energia a esta atividade. Em geral, o controle da Tc é alcançado por meio da escolha de ambientes quentes ou frios, cuja disponibilidade pode variar ao longo das estações. O presente estudo pretende investigar a variação circadiana e sazonal da temperatura corpórea preferida da jararaca-ilhoa (Bothrops insularis) relacionando estes dados com uso do hábitat e outras variáveis bióticas e abióticas. Esta investigação é planejada para ser conduzida inteiramente sob condições naturais no hábitat geograficamente restrito da espécie em questão, B. insularis é endêmica da Ilha da Queimada Grande, costa sul do Estado de São Paulo, sudeste do Brasil. A temperatura corpórea será registrada por meio da medida das temperaturas interna e superficial das serpentes. Ao final do estudo estes dados serão cotejados com as variáveis bióticas e ambientais a fim de verificar possíveis inter-relações entre os ajustes da Tc e a distribuição espacial e temporal desta serpente criticamente ameaçada de extinção. Os dados gerados poderão fornecer importantes subsídios para o delineamento de estratégias de manejo que venham a ser adotadas no futuro visando a conservação desta espécie. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOVO, Rafael Parelli. Ecologia termal da jararaca-ilhoa, Bothrops insularis (Serpentes, Viperidae): um estudo em condições naturais. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.