Busca avançada
Ano de início
Entree

Reconhecimento molecular de ligantes pela transtirretina (TTR) humana: bases estruturais da ligação a TTR e da inibição de formação das fibras amiloides em complexos TTR: ligantes

Processo: 06/01708-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Igor Polikarpov
Beneficiário:Daniela Barretto Barbosa Trivella
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Flavonoides

Resumo

A deposição de fibras amilóides de transtirretina (TTR) está associada a doenças crônico-degenerativas, como ASS (Amiloidose Sistêmica Senil), PAF (Polineuropatia Amilóide Familiar) e CAF (Cardiomiopatia Amilóide Familiar). Ultimamente, compostos químicos de baixo peso molecular vêm sendo testados quanto à capacidade de ligação e estabilização do tetrâmero da TTR e conseqüente inibição da formação de fibras amilóides, representando potenciais compostos de partida para o desenvolvimento de fármacos contra estas patologias. A presente proposta de pesquisa objetiva resolver uma série de estruturas moleculares de complexos TTR: ligantes, bem como determinar a afinidade destes ligantes por TTR e testar a sua potencialidade de inibirem a amiloidogênese. Para tanto, foram selecionados ligantes (agonistas e antagonistas) do receptor de hormônio tireoideano (TR): GC-1, GC-24, NH-3 e DITPA; ligantes do receptor de estrógeno (ER): estradiol (agonista), raloxifeno e tamoxifeno (moduladores seletivos), o fito-estrógeno genisteína e compostos de baixo peso molecular extraídos do vinho tinto com potencial de ativação do ER/TR e afinidade por TTR. Estes apresentam-se como moléculas promissoras para a inibição de amiloidogênese, além de representarem possíveis arcabouços farmacofóricos para o desenvolvimento de compostos químicos com potencial farmacêutico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRIVELLA, DANIELA B. B.; DOS REIS, CAIO V.; LIMA, LUIS MAURICIO T. R.; FOGUEL, DEBORA; POLIKARPOV, IGOR. Flavonoid interactions with human transthyretin: Combined structural and thermodynamic analysis. Journal of Structural Biology, v. 180, n. 1, p. 143-153, OCT 2012. Citações Web of Science: 26.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TRIVELLA, Daniela Barretto Barbosa. Bases moleculares e estruturais do reconhecimento de ligantes pela proteína transtirretina humana. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.