Busca avançada
Ano de início
Entree

Transcriptoma e proteoma em sangue periférico para pesquisa de novos marcadores de doenças cardiovasculares: estudo em infarto agudo do miocárdio

Processo: 06/03513-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Mario Hiroyuki Hirata
Beneficiário:Vivian Nogueira Silbiger
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infarto do miocárdio   Biomarcadores   Proteoma   Transcriptoma

Resumo

A principal manifestação clínica da doença aterosclerótica é o infarto agudo do miocárdio (IAM), caracterizada como emergência médica, que necessita de diagnóstico correto, rápido, preciso e terapia eficaz. Os estudos de transcriptoma e proteoma são ferramentas poderosas para poder compreender melhor a evolução fisiopatológica das doenças cardiovasculares e possibilitam detectar novos marcadores de processo inflamatório vascular e lesão tecidual. O objetivo deste projeto é de estudar o perfil de expressão de mRNA e proteínas em sangue periférico com a finalidade de identificar novos biomarcadores de IAM. Para essa finalidade, serão selecionados 10 indivíduos com IAM submetidos a angioplastia (grupo IAM) e 6 indivíduos sem doença cardiovascular (grupo controle), do sexo masculino, com idade entre 20 a 50 anos, atendidos do Instituto Dante Pazzanese do Estado de São Paulo-Brasil. Serão obtidas amostras de sangue durante 48h após o IAM, para avaliação do perfil bioquímico sérico e outros exames laboratoriais. A avaliação de expressão gênica global será realizada em células mononucleares do sangue periférico por análise de microarranjos de DNA (sistema CodelinkTM). A análise proteômica de plasma será realizada por separação de proteínas em sistema de microarranjos (ProteinChip®), seguida identificação e quantificação por espectrometria de massa, em sistema SELDI-TOF MS. Os resultados desses estudos, no período de 48h, possibilitarão identificar mudanças no padrão de expressão gênica e no perfil de proteínas plasmáticas com uso potencial no diagnóstico de doenças cardiovasculares, e detectar novos indicadores de prognóstico e acompanhamento terapêutico do IAM. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILBIGER, Vivian Nogueira. Transcriptoma e proteoma em sangue periférico na busca de novos marcadores de doenças cardiovasculares. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.