Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo termocrologico e evolucao metalogenetica da mineralizacao aurifera do deposito turmalina, quadrilatero ferrifero (mg), brasil.

Processo: 06/58583-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Colombo Celso Gaeta Tassinari
Beneficiário:Marta Edith Velasquez David
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Quadrilátero Ferrífero   Geoquímica isotópica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deposito De Ouro Turmalina | Geologia Isotopica | Metalogenese De Sulfetos | Quadrilatero Ferrifero

Resumo

Nos últimos anos depósitos de ouro disseminada em metapelitos do Green Stone belt Rio das Velhas na região do Quadrilátero Ferrífero (Q.F) apresentam interesse para sua exploração devido ao esgotamento dos principais minérios de ouro associados a formações ferríferas bandadas (BIF). Neste projeto pretende-se estudar o Depósito Turmalina, situado próximo a Pitangui em Minas Gerais e hospedado em quartzo-biotita xistos alterados hidrotermalmente do grupo Nova Uma. As técnicas analíticas a ser utilizadas se enfocam na caracterização mineralógica do minério e das zonas de alteração hidrotermal e petrológica das rochas hospedeiras do minério, no estabelecimento da composição multi-isotópica do depósito, com o intuito de determinar a idade da mineralização e dos eventos pós-mineralização, de identificar as fontes, condições físicas e químicas dos fluidos mineralizantes, utilizando-se aqui estudos adicionais de inclusões fluidas. Para alem disto pretende-se estabelecer a evolução termocronológica da mineralização e das rochas hospedeiras, objetivando uma melhor compreensão da relação entre a mineralização e os processos metamórficos e do comportamento dos sistemas isotópicos em minerais de minério perante a ação de eventos tectono-termais superimpostos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DAVID, Marta Edith Velasquez. Evolução termocronológica e metalogenética da mineralização aurífera do depósito turmalina, Quadrilátero Ferrífero-MG. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências (IG/BT) São Paulo.