Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo clínico do efeito de uma nova formulação de dentifrício líquido com pH reduzido e baixa concentração de flúor na prevenção do aparecimento de novas lesões cariosas

Processo: 05/04090-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Beneficiário:Fabiano Vieira Vilhena
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Dentifrícios   Flúor   Placa bacteriana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carie Dentaria | Dentifricio | Eficacia | Fluor | Fluorose | Placa Bacteriana | saúde coletiva

Resumo

Neste estudo clínico randomizado duplo-cego avaliar-se-á o efeito de uma formulação de dentifrício líquido com pH acidulado e baixa concentração de flúor (F) no aparecimento de novas lesões cariosas a na incorporação de F na placa bacteriana. Serão selecionadas 1.050 crianças com idade inicial de 4 anos, as quais serão divididas em 3 grupos com 350 crianças cada, a saber: G1 - as crianças utilizarão dentifrício líquido com 1100 ppm/F pH neutro (controle positivo), G2 - as crianças utilizarão dentifrício líquido com 550 ppm/F pH neutro e G3 - as crianças utilizarão dentifrício líquido com 550 ppm/F pH acidulado. Em cada grupo, as crianças utilizarão os dentifrícios correspondentes durante 24 meses. Avaliação de ceo-s será feita no início do estudo e a cada 12 meses. Após 17 meses do início do estudo serão coletadas amostras de placa bacteriana de uma subamostra (n=20) de crianças de cada grupo, 1 e 12 horas após a escovação com os respectivos dentifrícios. A concentração de F nas amostras de placa será analisada com o eletrodo, após difusão facilitada por hexametildisiloxano. Os dados serão analisados por análise de variância e teste de Tukey e por estatística de correlação (p<0,05). Os resultados esperados se constituem no desenvolvimento e teste clínico de uma formulação de dentifrício com concentração reduzida de flúor e pH acidulado, de forma a garantir a sua eficácia no controle da cárie dentária e diminuir o risco de ocorrência da fluorose dentária. Esta formulação será patenteada e poderá ser usada num protocolo de ações do SUS, através do uso racional do dentifrício (técnica da gota), padronizando assim o uso de uma dose segura de flúor para a escovação dentária do público infantil, evitando o desperdício de materiais e de recursos públicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VILHENA, F. V.; OLYMPIO, K. P. K.; LAURIS, J. R. P.; DELBEM, A. C. B.; BUZALAF, M. A. R.. Low-Fluoride Acidic Dentifrice: A Randomized Clinical Trial in a Fluoridated Area. Caries Research, v. 44, n. 5, p. 478-484, . (05/03975-6, 05/04090-8)
BUZALAF, M. A. R.; VILHENA, F. V.; IANO, F. G.; GRIZZO, L.; PESSAN, J. P.; SAMPAIO, F. C.; OLIVEIRA, R. C.. The Effect of Different Fluoride Concentrations and pH of Dentifrices on Plaque and Nail Fluoride Levels in Young Children. Caries Research, v. 43, n. 2, p. 142-146, . (05/03975-6, 05/04090-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VILHENA, Fabiano Vieira. Eficácia de um novo dentifrício líquido com baixa concentração de flúor e pH acidulado na prevenção de lesões cariosas: estudo clínico randomizado. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.