Busca avançada
Ano de início
Entree

O empresariado nipo-brasileiro nos municípios de Bastos/SP, Marília/SP e Presidente Prudente/SP

Processo: 07/57279-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 23 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Marcos Aurelio Saquet
Beneficiário:Adriano Amaro de Sousa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Produção do espaço   Imigração japonesa   Industrialização

Resumo

O principal objetivo deste pré-projeto é investigar as contribuições dos empresários nipo-brasileiros no Oeste Paulista e analisar a trajetória de trabalho do imigrante japonês, desde a sua participação como colono no complexo cafeeiro até o seu papel na produção do espaço industrial do município de Bastos/SP, Marília/SP e Presidente Prudente/SP. Procurar-se-á (re)construir a identidade e o território desses empresários através da sua representação socioespacial. Será exposto e analisado, também, o histórico da industrialização como decorrência da acumulação capitalista regional. As empresas serão selecionadas de acordo com os seguintes critérios: a) início das atividades industriais na década de 1940; b) os fundadores (sócios) terem residência nas cidades supracitadas; c) origem e magnitude do capital. O empresário será enfocado por suas características: história de vida e de relações com o desenvolvimento das novas tecnologias. Esses aspectos serão analisados considerando-se o comportamento dos empresários brasileiros frente às mudanças estruturais e tecnológicas que ocorreram na economia brasileira a partir dos anos 1900, ressaltando o padrão de desenvolvimento empresarial dos nipo-brasileiros no Oeste Paulista. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUSA, Adriano Amaro de. O vôo do Tsuru. O empresariado nipo-brasileiro : de colono a industrial. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.